15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  OAB de Americana questiona CPFL sobre barragem

  OAB de Americana questiona CPFL sobre barragem

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  OAB de Americana questiona CPFL sobre barragem

Compartilhe

Salto Grande

OAB de Americana questiona CPFL sobre barragem

Ordem dos Advogados da cidade quer saber quais os procedimentos adotados para manutenção preventiva da sua estrutura

Por Valéria Barreira

14 fev 2019 às 10:43

A diretoria da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Americana está questionando a CPFL Renováveis sobre as reais condições da barragem do Salto Grande e quais os procedimentos adotados para manutenção preventiva da sua estrutura.

O órgão cita que tem acompanhado com apreensão as noticias veiculadas sobre a qualificação de risco da barragem e justifica a preocupação citando que o excesso de aguapés observados nas águas da represa.

O órgão questiona se a planta pode provocar fadiga na barragem quando impulsionada pelo vento. “Trata-se de assunto inerente a cidadania de Americana, à medida que eventual catástrofe afetaria seus munícipes, e o questionamento objetiva obter informações fidedignas para eventual futuro encaminhamento do assunto”, diz nota emitida ontem pela diretoria da OAB.

Foto: Willian Gregio / Divulgação
Foto aérea da barragem da represa do Salto Grande

Omar

O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), recebeu na terça-feira em seu gabinete o diretor de operações da CPFL Renováveis, Adriano Vignoli, para falar sobre a barragem administrada pela empresa na represa do Salto Grande.

Após o encontro, Omar disse que, de acordo com os laudos apresentados, o risco é “praticamente zero” na barragem, que havia sido classificada como de alto perigo em levantamento da ANA (Agência Nacional das Águas). “Totalmente segura, sem nenhum risco pra população”, afirmou Adriano.

A CPFL esclareceu ao prefeito que, em razão de investimentos feitos no ano de 2017, a PCH Americana pode não ser mais considerada uma barragem de “Alto Risco”. A empresa informou ao órgão fiscalizador (Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL) e aguarda a publicação da reclassificação do risco ainda neste ano.

Inquérito

O Ministério Público, por meio do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), instaurou inquérito na semana passada para averiguar qual a situação da barragem do reservatório do Salto Grande. Os promotores de Justiça Alexandra Facciolli Martins e Ivan Carneiro Castanheiro querem saber se há riscos à estabilidade estrutural da construção ou outras anomalias que possam comprometer a sua segurança. Eles também questionam a existência de planos de emergência diante de um eventual colapso da barragem e pretendem fazer uma vistoria no local já na próxima semana.