Exames confirmam H1N1 em duas crianças de Americana

Dois meninos chegaram a ser internados em hospitais particulares, com complicações dos sintomas da gripe suína, e já receberam alta médica


Duas crianças são as novas vítimas não fatais da gripe H1N1 em Americana, que agora soma 19 casos confirmados da doença. Os novos exames foram divulgados nesta quarta-feira, por meio da assessoria de imprensa do Executivo, que recebeu as análises do Instituto Adolfo Lutz, de Campinas.

Dois meninos, um de 3 e outro 10 anos, chegaram a ser internados em hospitais particulares da cidade, com complicações dos sintomas da gripe suína, mas receberam alta. As datas das internações não foram divulgadas, mas ambos conseguiram se recuperar e receberam alta. O menino de 3 anos faz parte do grupo de risco determinado pelo Ministério da Saúde e o de 10 também, já que é portador de asma, doença crônica respiratória que agrava a contaminação, podendo levar o paciente a óbito.

Americana já registrou uma contaminação de criança antes e o caso evoluiu para óbito. No início do mês passado, uma menina de 10 meses faleceu no Hospital Celso Pierro, em Campinas, após passar 20 dias internada. Na ocasião, a bebê foi confirmada como sendo a 6ª vítima americanense do vírus.

A prefeitura da cidade também recebeu, nesta quarta-feira, o resultado de outros três exames que deram negativo. Um homem de 63 anos e uma mulher de 41, que foram encaminhados para a Unicamp, e um menino de 1 ano, que ficou internado em um hospital particular de Americana. Os três também receberam alta.

Agora o balanço na cidade aponta 19 casos positivos, com dez mortes confirmadas, sendo que o último óbito divulgado nesta segunda-feira foi de uma mulher de 71 anos, que faleceu no dia 1º de abril. Ela sofria de fibrose pulmonar. Além das confirmações, a cidade ainda aguarda a investigação de outros 12 casos, sendo que quatro deles resultaram nas mortes dos pacientes. Desde o final de março, a cidade já descartou 42 exames suspeitos, com 12 mortes negativas para o vírus.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora