15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Encontro de gerações marca primeira noite da Cantata do Grupo Liberal

  Encontro de gerações marca primeira noite da Cantata do Grupo Liberal

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Encontro de gerações marca primeira noite da Cantata do Grupo Liberal

Compartilhe

tradição

Encontro de gerações marca primeira noite da Cantata do Grupo Liberal

Evento contou com Filarmônica do Senai e Coral Italo-Brasileiro; nesta quarta, se apresentam Banda Monsenhor Nazareno Maggi e Coral Santo Antonio

Por Rodrigo Pereira

12 dez 2018 às 10:22 • Última atualização 12 dez 2018 às 13:07

Um encontro de gerações marcou a primeira noite da 21ª edição da Cantata Natalina do Grupo Liberal de Comunicação, que contou com as apresentações da Orquestra Filarmônica do Senai e do Coral Italo-Brasileiro de Americana. A diversificação de idade presente nos grupos artísticos e na plateia comprovam o caráter universal e transformador que a música tem, segundo profissionais da área presentes.

Foto: Marcelo Rocha/O Liberal
Apresentação da Orquestra Filarmônica do Senai abriu a 21ª edição da Cantata Natalina do Grupo Liberal

Nesta quarta-feira, a celebração tem prosseguimento com a Banda Municipal Monsenhor Nazareno Maggi e o Coral Santo Antonio, a partir das 19 horas, com entrada gratuita, em frente à sede do LIBERAL.

O almoxarife Antonio Carlos de Jesus Cardoso, de 39 anos, chegou com toda a família quando os instrumentos ainda eram afinados. Com ele vieram seus dois filhos, de 6 e 12 anos, e a esposa. Todos estiveram na cantata pela primeira vez. “São poucas vezes que se tem a oportunidade de ver uma apresentação dessas assim, aberta. O pessoal tem que aproveitar e vir mesmo”, incentiva. Um Papai Noel também fazia a alegria dos pequenos distribuindo doces.

Já a aposentada Maria Mecinia Romero, 70 anos, mostrou proximidade com a iniciativa, principalmente por participar do coral de sua igreja. “É muito importante, reúne famílias. É uma iniciativa que eles devem fazer sempre”, afirma.

Foto: Marcelo Rocha/O Liberal
Coral Italo-Brasileiro de Americana apresentou novidades em seu repertório na noite desta terça-feira

Entre os presentes, estavam o secretário de Cultura de Americana, Fernando Giuliani, o vereador Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (MDB), e o ex-prefeito Erich Hetzl. “Sou assíduo [na cantata]. É um período significativo, sem contar o lado cultural da coisa. Para quem aprecia uma boa música é fundamental. Então, essa iniciativa do jornal é muito importante”, elogia Erich.

As faixas etárias diversificadas também eram retratadas nos grupos musicais. Formada por jovens, a Orquestra Filarmônica do Senai apresentou em seu repertório “Polar Express”, “Noite Azul”, “Imagine”, “Dança Russa” (de “O Quebra-Nozes”), e outras canções tradicionais. Também trouxe como convidado surpresa o tenor Renato Rodrigues e uma homenagem ao diretor do Senai de Americana, Marcelo Virgílio.

“O papel da música na sociedade transcendeu e transformou povos e países. Dá uma outra visão do ser humano, disciplina, educa”, aponta o maestro Raphael de Araujo Franco. “Ninguém vive sem música. Como também sou educador musical, eu vejo a transformação da música, o que ela faz na criança”, conta Renato.

Já o Coral Italo-Brasileiro de Americana tem músicos entre 50 e 86 anos. No repertório, novidades como “Natal Verde e Amarelo” e “Cantai e Regozijai-vos”. Canções natalinas em ritmo de tarantela foram alguns dos pontos altos, acompanhadas por palmas do público. “O povo está mais participativo, conhecendo mais o coral, então onde sabe que a gente está o povo vai”, aponta Silvana Florença, presidente do coral.