15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Dom Vilson solicitou dinheiro a dois padres para uso pessoal

  Dom Vilson solicitou dinheiro a dois padres para uso pessoal

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Dom Vilson solicitou dinheiro a dois padres para uso pessoal

Compartilhe

igreja católica

Dom Vilson solicitou dinheiro a dois padres para uso pessoal

Relatos de dois padres de Americana ao LIBERAL revelam solicitação de dinheiro feita pelo bispo diocesano, que não foi liberado

Por George Aravanis

20 fev 2019 às 07:22 • Última atualização 20 fev 2019 às 18:55

Duas pessoas afirmaram que o bispo de Limeira, dom Vilson Dias de Oliveira, pediu dinheiro de paróquias da região para bancar despesas particulares. Nos dois casos, a solicitação foi negada. Uma das pessoas é um padre ouvido pelo LIBERAL na tarde de ontem, que considerou o pedido, feito anos atrás, um abuso de poder do religioso. O outro é um ex-membro do Conselho Administrativo e Financeiro da então Matriz de Santo Antônio (hoje Basílica) de Americana. Ele já depôs à polícia na semana passada e disse que relatou o caso, que teria ocorrido em 2012, às autoridades. Neste episódio, a solicitação dos recursos foi feita para outro padre que consultou o Conselho.

Dom Vilson e o padre Pedro Leandro Ricardo, ex-reitor da Basílica, são investigados pela Polícia Civil. A polícia apura se Leandro abusou de menores e se desviou dinheiro da igreja. No caso de Vilson, as autoridades querem saber se ele pedia dinheiro das paróquias a padres (ou seja, doado por fiéis) para despesas particulares e se coagiu religiosos a testemunharem em favor de Pedro Leandro Ricardo em uma outra investigação de abuso sexual que já foi arquivada.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
Dom Vilson Dias de Oliveira pediu dinheiro de paróquias da região para bancar despesas particulares

A investigação policial foi aberta em janeiro pela Delegacia Seccional de Americana, por requisição do Ministério Público. O órgão recebeu uma denúncia anônima que relata episódios de desvio de dinheiro, extorsão e assédio sexual na igreja. Outras duas investigações estão em andamento em Araras (onde padre Leandro atuou antes de Americana) e Limeira (sede da Diocese).

Um dos casos descritos na denúncia ao MP aponta que, em julho de 2012, dom Vilson pediu R$ 50 mil para o padre Ângelo Rossi, então o pároco da Matriz de Santo Antônio. O objetivo seria pagar despesas particulares. Segundo a denúncia, padre Ângelo levou o pedido ao Conselho Administrativo e Financeiro da igreja, que decidiu rejeitar a solicitação. O LIBERAL ouviu um dos membros desse Conselho, que já depôs à polícia semana passada. Ele pediu para não ser identificado. “Votamos contra, porque ele alegou que era para uso particular.” Este ex-membro disse que foi a única vez em que um caso desse chegou às mãos do Conselho.

Em dezembro daquele ano, Ângelo Rossi foi para transferido para a cidade de Descalvado, como pároco emérito. Padre Leandro o substituiu.

O padre Ângelo já depôs, mas sua advogada afirmou que não poderia falar sobre o assunto porque o inquérito está sob segredo de Justiça. O LIBERAL não conseguiu contato direto com Ângelo.

O outro padre, este ouvido pelo LIBERAL ontem, pediu que nenhum detalhe da solicitação de dom Vilson fosse revelado. Ele teme ser identificado. Anos atrás, quando pediu o dinheiro, sempre segundo este padre, dom Vilson deixou claro que era para uso particular. O padre negou. Ele afirma que não foi convocado para depor pela polícia.

A assessoria de imprensa da Cúria de Limeira informou que a Diocese e o bispo não iriam se manifestar.