15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Dom Vilson nega deixar Diocese por investigação

  Dom Vilson nega deixar Diocese por investigação

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Dom Vilson nega deixar Diocese por investigação

Compartilhe

Igreja Católica

Dom Vilson nega deixar Diocese por investigação

Polícia Civil abriu no último dia 23 um inquérito para apurar denúncias contra bispo e o padre Pedro Leandro Ricardo, que está afastado da Basílica

Por George Aravanis

31 jan 2019 às 06:57 • Última atualização 31 jan 2019 às 06:59

Investigado pela polícia por supostamente interferir em apuração de casos de abuso e por suposta tentativa de extorsão, o bispo de Limeira, dom Vilson Dias de Oliveira, disse nesta quarta-feira que seus “inimigos querem derrubar Deus e todo mundo”. O religioso fez a declaração ao descartar a possibilidade de deixar o comando da diocese. Segundo ele, é isso que os “inimigos querem”. O bispo diz que está lidando com “bandidos.”

A Polícia Civil de Americana abriu no último dia 23 um inquérito para investigar dom Vilson e o padre Pedro Leandro Ricardo, que está afastado da Basílica de Americana desde sábado – Leandro era subordinado a Vilson. No caso do padre, a polícia apura supostos casos de assédio sexual de menores e de desvio de dinheiro da igreja – sua defesa diz que Leandro é inocente.

Foto: Arquivo / O Liberal
Bispo de Limeira, dom Vilson Dias de Oliveira afirmou que seus inimigos querem derrubá-lo

Em relação ao bispo, a Delegacia Seccional investiga se ele coagiu padres a depor a favor de Leandro em uma investigação policial anterior, que apurava supostos abusos sexuais. Também será investigado se dom Vilson usou seu cargo para extorquir dinheiro de outros párocos.

A investigação é baseada em denúncia anônima enviada ao MP (Ministério Público). Dom Vilson falou com o LIBERAL durante quatro minutos, por telefone. Por várias vezes, disse que não poderia responder a perguntas, pediu que a reportagem procurasse seu advogado e afirmou que não queria que nada fosse publicado (a reportagem o avisou de que não atenderia ao pedido).

Questionado se soube das denúncias contra o padre Leandro em algum momento, o religioso disse que iria passar o telefone de seu advogado. A reportagem insistiu e ele afirmou que vai responder isso no inquérito. “Nós estamos numa bola de neve agora.”

O LIBERAL perguntou se o sacerdote analisava a hipótese de pedir afastamento do comando da diocese, já que é investigado. Dom Vilson rechaçou a ideia. “Eu particularmente não tenho medo da verdade, nada temo”. E então começou a falar de “inimigos”.

Ainda disse que qualquer coisa que dissesse seria alvo de críticas. “Estamos lidando com bandidos”, completou.

Dom Vilson diz que está com a consciência tranquila sobre as denúncias, que não teme a justiça e que seus bens estão contabilizados no imposto de renda – na denúncia anônima, consta que ele teria patrimônio incompatível com sua renda. A denúncia relaciona dez imóveis.

O sacerdote não quis responder quantos imóveis adquiriu depois que se tornou bispo. Quando o LIBERAL perguntou qual seu salário, dom Vilson pediu mais uma vez para a reportagem procurar seu advogado e desligou. O defensor do sacerdote, Virgílio Ribeiro, disse que o religioso está tranquilo. “Temos documentos, provas suficientes para dizer que o bispo está supertranquilo na situação dele”.

Delegado deve ouvir testemunhas em 10 dias

O delegado José Luiz Joveli, assistente da Delegacia Seccional e responsável pelo inquérito que investiga o padre Leandro e o bispo dom Vilson, diz que deve começar a ouvir as testemunhas por volta do dia 10 de fevereiro. O policial afirma que tem apenas um escrivão à disposição e também outras atribuições, mas que está fazendo “o melhor” que pode em relação a este inquérito, que corre sob sigilo.

Na investigação, devem ser ouvidos pais de quatro pessoas que, segundo a denúncia, teriam sido alvo de abuso sexual por parte do padre Leandro (que nega tudo, por meio de seu advogado). Devem ser convocados ainda padres e fiéis que participavam de ações dentro da igreja. A ideia é que testemunhem tanto sobre supostos desvios de recursos como sobre abusos sexuais.

O LIBERAL conversou com um padre que conhece Leandro e dom Vilson e pediu anonimato. Este religioso afirma que foi procurado por um rapaz (hoje maior) que relatou que, quando adolescente, foi assediado por Leandro, que teria passado a mão em suas coxas. A reportagem conversou com este homem, mas ele não quis falar sobre o caso. Apenas afirmou à reportagem que dirá tudo à Justiça.