15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Consultas serão agendadas somente em junho

  Consultas serão agendadas somente em junho

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Consultas serão agendadas somente em junho

Compartilhe

Praia azul

Consultas serão agendadas somente em junho

Motivo da demora é que o médico da unidade se desligou da rede no ano passado e até o momento não houve a reposição do quadro

Por Marina Zanaki

12 fev 2019 às 09:40 • Última atualização 12 fev 2019 às 13:38

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal.JPG
Unidade da Praia Azul não dispõe de médico para atender moradores

A ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Praia Azul, em Americana, possui vaga para atendimento médico apenas para junho. O motivo da demora é que o médico da unidade se desligou da rede no ano passado e até o momento não houve a reposição do quadro, apesar de a prefeitura já ter autorizado um pedido da Secretaria de Saúde para contratação de dez clínicos gerais. Questionada sobre o assunto, a prefeitura informou que “até o momento não há novidades”.

A doméstica Genice de Novaes de Assis, de 56 anos, procurou a unidade de saúde nesta segunda-feira para tentar agendar uma consulta. Ela foi informada que só haverá disponibilidade em junho, e que a agenda daquele mês ainda não está aberta.

“Eu não tenho condições de pagar convênio, porque é muito caro. Por isso eu dependo do postinho. Todo ano faço exames de colesterol, diabetes, para acompanhar como está a saúde”, contou a doméstica.

Para evitar que a população daquela região fique desassistida, a Secretaria de Saúde remanejou uma médica de outro posto para atender naquela unidade algumas vezes por semana, priorizando atendimentos como emissão de receitas.

Em algumas unidades que também estão com tempo de espera similar para consultas, a prefeitura determinou o remanejamento de pacientes para outros postos com menor fila. “Com relação aos pacientes da ESF Praia Azul, a coordenação da Unidade de Atenção à Saúde explicou que por enquanto não será possível fazer remanejamento para outra unidade de saúde”, afirmou.