15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Americanense é eleito para a diretoria da Lacnic

  Americanense é eleito para a diretoria da Lacnic

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Americanense é eleito para a diretoria da Lacnic

Compartilhe

internet

Americanense é eleito para a diretoria da Lacnic

Organização é responsável pelo registro de endereçamento da Internet para América Latina e no Caribe

Por Valéria Barreira

17 nov 2018 às 11:03

O americanense Evandro Antonio Ramos Terra Varonil foi eleito para a diretoria da Lacnic, organização não-governamental responsável pelo registro de endereçamento da Internet para a América Latina e Caribe. Ele assume o cargo no dia 1º de janeiro de 2019 para um mandato de três anos.

A Lacnic é administrada por uma diretoria de sete membros eleitos por seus associados, um conjunto de mais de sete mil organizações que operam as redes e prestam serviços em 33 territórios da Americana Latina e Caribe. Ela interage também com registros que operam em outros continentes.

Foto: Divulgação
Varonil já foi vice da Associação Brasileira de Internet

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de Americana) e MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela Anhanguera, Varonil foi eleito com 2.835 votos, ou 30% do total. A votação foi online. Aconteceu entre os dias 12 e 19 de outubro.

“A diretoria é renovada parcialmente todo ano. Assumo somente em janeiro, mas em dezembro teremos reunião para transição de algumas posições”, informa. Segundo ele, além de cumprir com os objetivos da entidade, seu objetivo será o fortalecimento da Internet no Brasil e América Latina.

Ele cita a preocupação atual sobre o esgotamento no mundo do IPv4 e adoção do IPv6. “Esse é um tema sempre em pauta e que abarca diretamente as decisões tomadas no Lacnic”, diz.

O IP é um protocolo de comunicação usado entre todas as máquinas em rede para encaminhamento dos dados. “Acontece que a versão atual do IP que todos usam para acessar a Internet está no fim. Estão acabando as combinações de IP na versão 4. Em alguns locais do mundo já acabou. Isso impacta a todos. Temos que adotar o IPv6 para termos mais combinações. O tema é importante e debatido há muito tempo”, detalha.

Entre os sete membros da diretoria há apenas mais um brasileiro além do americanense, que ainda faz parte de várias associações de Internet no Brasil, como diretor, conselheiro ou simplesmente associado.

Varonil informa que acompanha a Lacnic desde a sua fundação, mais efetivamente a partir de 2010.
Ele tem no currículo cargos como o de diretor e ex-vice-presidente da Abranet (Associação Brasileira de Internet), fundador e ex-diretor/conselheiro da Abrint (Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações) e ex-professor universitário.

Varonil trabalha com Internet desde 1995, quando ela começou comercialmente no Brasil, e ministra palestras sobre redes de computadores e segurança da informação no Brasil e em outros países da América Latina.