15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Composição corporal e função renal

  Composição corporal e função renal

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Composição corporal e função renal

Compartilhe

Revista L

Composição corporal e função renal

Por Agência Estado

20 jan 2015 às 07:00 • Última atualização 20 jan 2017 às 14:47

A doença crônica renal (DCR) é um fator de risco para a doença cardiovascular (DCV) e está associada com um aumento em todas as causas de mortalidade. A etiologia do aumento de risco da DCV na DCR é desconhecido mas talvez, em parte, seja devido aos fatores de risco compartilhados, incluindo a diabetes, hipertensão, obesidade, anormalidades lipídicas e tabagismo. A DCR não é comumente detectada a não ser em seu estágio avançado na maioria dos pacientes. O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco para uma taxa de filtração glomerular diminuída (TFG), e índice de massa corporal (IMC) é um fator preditor para o desenvolvimento da DRC.

O tecido adiposo visceral (TAV) pode ser um depósito de gordura patogênico único. O TAV é denominado um órgão endócrino que secreta adipocitocinas e substâncias vasoativas que influenciam o risco de desenvolvimento de características específicas da síndrome metabólica (SM). A SM é uma combinação de desordens médicas que aumenta o risco do desenvolvimento de várias doenças, incluindo a DRC e outras. Vale ressaltar que pessoas magras assim como as sobrepesas e obesas com distribuição de gordura central tem um maior risco de TFG diminuída.

As causas de hiperfiltração gomerular, uma resposta compensatória a TFG, incluindo a SM, obesidade, sobrepeso, dietas hiperprotéicas, apnéia do sono e outros estados fisiológicos ou doenças, levam a mudanças dinâmicas renais e tem um papel crucial no início da consequente progressão da DRC. Estudos indicam que a gordura corporal exibe um papel importante para a TFG em ambos os gêneros. No entanto, mais estudos são necessários para definir a prevalência e importância das mudanças na TFG com ou sem prejuízo clínico para a prevenção da progressão da DRC.

Referências

TSAI, Y-W. et al. Impact of body composition on estimated glomerular filtration rate in relatively healthy adults in Taiwan, European Journal of Clinical Nutrition, v.69, p.34-39, 2015.

Por Joyce Rouvier