15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Desembargador nega ação do PSL contra candidatura de Cauê

  Desembargador nega ação do PSL contra candidatura de Cauê

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Desembargador nega ação do PSL contra candidatura de Cauê

Compartilhe

Alesp

Desembargador nega ação do PSL contra candidatura de Cauê

Pedido de liminar era do deputado estadual Gil Diniz (PSL), correligionário da deputada Janaina Paschoal; eleição ocorre nesta sexta-feira

Por Agência Estado

14 mar 2019 às 19:14 • Última atualização 15 mar 2019 às 13:56

O desembargador Antonio Celso Aguilar Cortez, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, rejeitou pedido liminar do deputado estadual Gil Diniz (PSL) contra a candidatura de Cauê Macris (PSDB) à reeleição na presidência da Assembleia Legislativa.

Diniz é correligionário da deputada Janaina Paschoal, que também é candidata ao comando do Legislativo pelo biênio 2019-2021. A eleição ocorre nesta sexta-feira, após a posse dos 94 parlamentares eleitos em 2018.

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG
Pedido de liminar contra candidatura de Cauê foi negado por desembargador

No pedido de liminar, Diniz argumenta que o artigo 11 da Constituição Estadual, que trata da eleição dos membros da Mesa Diretora da Assembleia, estabelece que “é vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente”, ou seja, a reeleição.

O magistrado, no entanto, afirmou que “tanto a Constituição Federal quanto a do Estado de São Paulo cuidam do assunto ao disporem sobre a instalação da legislatura e o Poder Legislativo tem adotado o entendimento de que a vedação à recondução se refere a uma mesma legislatura, ou seja, possibilita que na inauguração de novo mandato o membro da Mesa se candidate à eleição para o mesmo cargo em que encerrou seu mandato imediatamente anterior”.

Cauê foi eleito presidente da Casa para o biênio 2017-2019 e é o favorito para se reeleger nesta sexta-feira, com apoio de cerca de 70 deputados, incluindo as bancadas do PT e do PSB, rivais tucanos na eleição estadual.