15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  China será assunto de 1º encontro de Bolsonaro com americanos

  China será assunto de 1º encontro de Bolsonaro com americanos

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  China será assunto de 1º encontro de Bolsonaro com americanos

Compartilhe

Política

China será assunto de 1º encontro de Bolsonaro com americanos

Em queda de braço com os chineses, os EUA querem o novo governo brasileiro como um aliado contra o que consideram o ‘comércio predatório’

Por Agência Estado

29 dez 2018 às 06:24 • Última atualização 29 dez 2018 às 08:05

O primeiro encontro entre o presidente eleito, Jair Bolsonaro, e autoridades dos Estados Unidos depois da posse do brasileiro terá na pauta a relação comercial com a China. Em queda de braço com os chineses, os EUA querem o novo governo brasileiro como um aliado contra o que consideram o “comércio predatório” da China na América Latina.

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil
Bolsonaro deve ser aliado do governo norte-americano frente à China

O secretário de Estado Mike Pompeo, encarregado de liderar a delegação americana que comparecerá à posse de Bolsonaro, disse que o presidente eleito já declarou que os chineses estariam “comprando o Brasil”.

“A relação do Brasil com a China é uma decisão de soberania do Brasil, mas notamos alguns comentários do presidente eleito sobre a preocupação dele a respeito do papel da China e essa é uma conversa que temos no hemisfério ocidental – tivemos no Panamá, tivemos com o Canadá, com o México. É uma questão em andamento.”

Pompeo também vai incluir na agenda com Bolsonaro questões sobre Venezuela, Nicarágua e Cuba – o que já foi chamado pelo assessor americano John Bolton de “troica da tirania”. “Os Estados Unidos esperam trabalhar com o Brasil para apoiar os povos desses países que estão lutando para viver em liberdade.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.