Síria: ataque aéreo mata importante líder da oposição

O líder de um dos maiores grupos rebeldes que combatem o governo do presidente Bashar al-Assad, […]


O líder de um dos maiores grupos rebeldes que combatem o governo do presidente Bashar al-Assad, da Síria, foi morto na sexta-feira em um ataque aéreo nos arredores de Damasco, a capital do país. Segundo ativistas da oposição síria, Zahran Alloush e pelo menos outros cinco comandantes do Jaysh al-Islam (Exército do Islã) foram mortos durante uma reunião em Goutha, a leste de Damasco.

“A notícia chegou a nós. É a vontade de Deus e rezamos para que Deus tenha piedade dele”, disse a coalizão oposicionista síria Jaysh al-Fateh, da qual o Jaysh al-Islam faz parte ao lado de outras organizações, como o Jabhar al-Nusra, grupo local ligada à rede terrorista al-Qaida. Na guerra civil síria, esses grupos, assim como os terroristas do Estado Islâmico (conhecido pelas siglas em inglês Isis ou Isil, ou pela sigla Daesh, em árabe), são apoiados pela Arábia Saudita e outras monarquias da região.

Em Douma, reduto do Jaysh al-Islam perto de Damasco, ativistas de oposição disseram que o ataque aéreo foi executado pela Rússia, que desde outubro vem bombardeando posições do Estado Islâmico e de grupos de oposição a Al-Assad. Fonte: Dow Jones Newswires.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora