15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Secretário de Estado dos EUA está a caminho do Brasil para posse de Bolsnaro

  Secretário de Estado dos EUA está a caminho do Brasil para posse de Bolsnaro

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Secretário de Estado dos EUA está a caminho do Brasil para posse de Bolsnaro

Compartilhe

Mundo

Secretário de Estado dos EUA está a caminho do Brasil para posse de Bolsnaro

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, embarcou rumo ao Brasil nesta manhã e estará presente na cerimônia…

Por Agência Estado

29 dez 2018 às 08:39 • Última atualização 29 dez 2018 às 09:58

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, embarcou rumo ao Brasil nesta manhã e estará presente na cerimônia de posse de Jair Bolsonaro (PSL) como Presidente da República, informou há pouco o Departamento de Estado do país. Entre os pontos apresentados no comunicado sobre a viagem de Pompeo, o Departamento celebra a postura mais dura de Bolsonaro em relação à China. “Aplaudimos o presidente eleito Jair Bolsonaro por defender a soberania brasileira em face às predatórias práticas da China em comércio e finanças”, afirma o documento.

Na nota, os norte-americanos ressaltam que Bolsonaro é um “líder que já expressou interesse em relações mais estreitas com os Estados Unidos e nossos aliados regionais”. “Damos boas-vindas à oportunidade de forjar uma parceria próxima e compreensiva com a democracia mais populosa da América do Sul e oitava maior economia do mundo”, continua o documento oficial. “Nossa cooperação tem o potencial de tornar nossos países mais prósperos e mais seguros. Juntos, apoiaremos a democracia em todo o Ocidente”, aponta.

Para o Departamento de Estado norte-americano, a presidência de Bolsonaro marca “um novo capítulo” que poderá apresentar uma “oportunidade histórica” para expandir as relações comerciais entre países, cuja corrente comercial flutua em torno dos US$ 100 bilhões anualmente. “Buscaremos aumentar o comércio e o investimentos entre nossos países, incluindo aumentar as oportunidades para negócios norte-americanos nas áreas de tecnologia, defesa e agricultura”, diz o Departamento de Estado dos EUA.

Sobre a vitória de Bolsonaro no pleito presidencial em outubro, o Departamento de Estado dos EUA avalia que os resultado “demonstra a estabilidade e a integridade das instituições democráticas no País”. “Como as duas maiores democracias na região, nossa parceria é baseada em valores e compromissos compartilhados, como democracia, soberania das leis, segurança pública, educação e direitos humanos”, ressalta o documento do governo norte-americano.

“Os EUA vão trabalhar com o Brasil para dar suporte aos cidadão da Venezuela, Cuba e Nicarágua, que estão lutando por liberdade contra regimes repressivos”, destaca a nota.

Após passar pelo Brasil, Pompeo visitará a Colômbia. “Procuramos aprofundar nossa cooperação com o Brasil e a Colômbia contra o crime transnacional, incluindo o combate ao narcotráfico, ao terrorismo e às ameaças à paz e segurança internacionais, como a Coreia do Norte”, diz o Departamento de Estado dos EUA. (Caio Rinaldi – caio.rinaldi@estadao.com)