Seu valor
Mulheres deixam homens para trás na criação de novos negócios
Elas criaram 51,5% das empresas inauguradas nos últimos três anos e meio no Brasil, contra 48,5% dos homens
Por Agência Estado
27 ago 2017 às 09:00 • Última atualização 27 ago 2017 às 08:12
Link da matéria: https://liberal.com.br/arquivo-de-noticias/brasil-e-mundo/economia/seu-valor/mulheres-deixam-homens-para-tras-na-criacao-de-novos-negocios-649455/
De acordo com o estudo da Global Entrepreneurship Monitor 2016, coordenado no Brasil pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE) e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), as brasileiras estão à frente dos homens na criação de novos negócios. Em 2016, a taxa de empreendedorismo entre os que têm um negócio com até três anos e meio de existência ficou entre 15,4% ente as mulheres e em 12,6% ente os homens.
A pesquisa revelou também que as mulheres empreendem por necessidade mais frequente do que os homens. No grupo feminino, 48% delas afirmaram ter buscado o empreendedorismo porque precisavam, como é o caso da artesã Maria Adna, que desde muito cedo levava jeito para trabalhos manuais. A mineira, de Teófilo Otoni, cresceu no sítio e na máquina da mãe aprendeu a costurar. Aprendeu também a fazer colares com uma semente conhecida como milagre.
Em 1989, aos 18 anos, mudou-se sozinha para a capital paulista. Em São Paulo, começou a trabalhar em farmácias e, para complementar a renda, passou a vender panos de prato e toalhas de banho bordadas. “Sempre gostei muito de artesanato, fui fazendo cursos, conhecendo e aprimorando técnicas, até me especializar na confecção de bolsas em tecido”, conta Maria.
Maria Adna descobriu também que tinha dom para ensinar e focou seus estudos em aprender o suficiente para se tornar professora. “Acabei sendo contratada por um ateliê, no qual dei aulas de bolsas em tecido e patchwork. Fui ficando conhecida, passei a ser convidada para participar de programas de TV”.
Nestes três anos oficiais de Maria Adna Ateliê, a artesã lançou três DVDs nos quais ensina a confeccionar bolsas em tecido, auxiliando diversas mulheres a conquistar independência financeira, sendo donas de seus próprios horários e podendo acompanhar de perto o crescimento e educação dos filhos. “Sou mãe de duas filhas, além disso, tenho contato com muitas mulheres que precisam trabalhar ou complementar a renda, como eu já precisei um dia, ao chegar a São Paulo. É um trabalho que faço com muita dedicação, não apenas porque gosto, mas porque sei do quanto pode mudar a vida destas mulheres”, declara.
Sempre em busca de novos aprendizados e antenada com a tecnologia, Maria Adna criou um canal no YouTube que conta, hoje, com mais de 270 vídeos, nos quais ensina técnicas de confecção de bolsas e bonecas em tecido, além de patchwork. O canal tem mais de 90 mil inscritos e surpreendentes dez milhões de visualizações.
Confira como fazer uma bolsa: