Famílias em casa e trânsito a 0% em SP

Na maior parte do ano, São Paulo e trânsito intenso são quase sinônimos, mas o dia […]


Na maior parte do ano, São Paulo e trânsito intenso são quase sinônimos, mas o dia 25 de dezembro já entrou para o calendário de datas nas quais as ruas e avenidas ficam vazias. Ontem, às 19h15, o mapa do trânsito em tempo real do site da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostrava que apenas a zona leste da capital apresentava concentração de veículos, com registro de 9% de lentidão. As demais tinham 0%.

O movimento baixo podia ser visto ainda em shoppings, que até a véspera do Natal concentravam grande fluxo de pessoas que deixaram o presente para a última hora. No Shopping Interlagos, na zona sul da capital, apenas dois restaurantes da praça de alimentação estavam funcionando por volta das 14 horas – um de fast-food – e havia poucos clientes no local.

Moradora de Santana, na zona norte, a professora Celeste Ana Soman Moraes, de 70 anos, diz que não costuma sair de casa. “No Natal, sempre fico com a minha família. Fazemos a ceia no dia 24 e o almoço no dia seguinte. É um momento de fazer brincadeiras, se reunir, atualizar o relacionamento familiar.”

Ela conta que recebeu 15 pessoas na festa deste ano e não precisou sair de casa ontem para fazer compras ou resolver alguma pendência. “Resolvi tudo com antecedência.”

A microempresária Núbia Costa, de 53 anos, também não pisou nas ruas. “A casa está cheia. Recebi minha família e só fiquei em casa. Nem dá vontade de sair por causa da preguiça do almoço e porque estamos curtindo as crianças”, afirmou. Ela mora no Aricanduva, na zona leste, e diz que a celebração em sua casa já é tradição há dez anos.

As estradas também não registravam lentidão. No início da tarde, a Rodovia dos Imigrantes não tinha trânsito intenso no sentido São Paulo.

A Ecovias, concessionária que administra a via, prevê aumento do fluxo nos dias 29, 30 e 31 de dezembro para a descida e nos dias 1.º, 2 e 3 de janeiro no retorno à capital. A Anchieta tinha tráfego normal na noite de ontem. Também às 19h15, a Dutra registrava 2 km de lentidão no sentido São Paulo-Rio. E o trânsito fluía normalmente na Rodovia Fernão Dias. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

in store walgreens photo coupon h-quer.de promo code walgreens photo
LIBERAL VIRTUAL Acesse agora