15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Pianista faz tributo ao cinema

  Pianista faz tributo ao cinema

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Pianista faz tributo ao cinema

Compartilhe

Cine, Música & Arte

Pianista faz tributo ao cinema

Tony Berchmans acompanhará ao vivo a exibição do filme “O Circo”, de Charles Chaplin, com o piano

Por Karina Pilotto

06 jun 2015 às 09:02 • Última atualização 30 nov -0001 às 00:00

[\img]O espetáculo audiovisual “Cinepiano Tony Berchmans”, que presta tributo ao cinema mudo, estreia em Campinas, hoje, no Teatro Municipal José de Castro Mendes, às 21h. Na apresentação, o instrumentista que batiza a atração acompanhará com o piano ao vivo a exibição do filme “O Circo”, de Charles Chaplin, que será projetado em um telão em cópia exclusiva, em película de 16 milímetros.

O projeto “Cinepiano” surgiu como um tributo à época em que as projeções dos filmes mudos eram acompanhadas por músicos que improvisavam a sua trilha ao vivo. A música narra as cenas com precisão e, na falta dos diálogos e sons, ajuda a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas. Além de habilidades técnicas, o músico do cinema mudo precisava contar com um enorme vocabulário de ferramentas de interpretação, em um veloz ritual de criatividade, técnica e sensibilidade. “Na ausência dos diálogos e dos efeitos sonoros, a música era fundamental para enriquecer as narrativas dos filmes, e muitas vezes até para dar sentido às cenas”, explica Berchmans.

A partir desta observação, ele idealizou o projeto “Cinepiano”, em 2010. Durante a apresentação, ele utilizará elementos comuns de estilos populares no período do cinema mudo, como o ragtime e jazz tradicional. O projeto, além de ter percorrido cidades diversas do Brasil nos últimos anos, já foi apresentado na Europa, como no Tiff (Transilvania Internacional Film Festival) do ano passado, o maior festival da Romênia.

Idealizador. Tony Berchmans é também produtor, compositor, escritor e especialista da música de cinema, responsável pelo livro “A Música do Filme – Tudo O Que Você Gostaria de Saber Sobre a Música do Cinema”. Desde 1992, trabalha no mercado de produção fonográfica. O músico foi curador do “Música em Cena – 1º Encontro Internacional de Música de Cinema”, que ocorreu em 2007 no Rio de Janeiro e participa de festivais e concertos de música de cinema nos Estados Unidos, Espanha, Bélgica e no Brasil.

Conheça o filme mudo ‘O Circo’

O longa-metragem “O Circo”, de Charles Chaplin, foi lançado pelo cineasta norte-americano em 1928. O romance também é encenado por Steve Murphy, Al Ernest Garcia e Merna Kennedy. No filme, um trombadinha está agindo em meio a multidão e, para conseguir fugir, coloca no bolso de Chaplin uma das carteiras que roubou. A polícia se afasta e o ladrão volta para recuperar o dinheiro. Chaplin foge da polícia e do batedor de carteiras, sem querer acaba entrando em um circo. Suas trapalhadas no picadeiro o fazem ser contratado pelo dono da trupe, tornando-o a atração principal do show circense.