15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Fratus fecha ano com melhor tempo da carreira nos 50m

  Fratus fecha ano com melhor tempo da carreira nos 50m

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Fratus fecha ano com melhor tempo da carreira nos 50m

Compartilhe

Natação

Fratus fecha ano com melhor tempo da carreira nos 50m

Por Agência Estado

20 dez 2014 às 20:41

Confirmando o grande momento que vive, Bruno Fratus conquistou em grande estilo o título da prova dos 50 metros do Torneio Open de Natação, no Rio, ao cravar o melhor tempo da carreira nesta distância. O nadador do Pinheiros cravou 21s41, sendo que horas mais cedo havia obtido a sua segunda melhor marca na vida nesta prova ao cronometrar 21s45 no Campeonato Brasileiro Senior, que é realizado simultaneamente ao Open na capital carioca.

Para se ter ideia de quão expressivo foi o tempo de Fratus, a melhor marca da história dos 50 metros livres sem o uso dos trajes tecnológicos, hoje abolidos da natação profissional, é de 21s32, e foi conquistada pelo francês Florent Manaudou.

O brasileiro almejava quebrar esta marca do francês, mas ao final da competição exaltou a sua grande temporada. “Foi bom! Eu queria ter nadado um pouco mais rápido que isso, mas não posso reclamar. Nadei pra 21s04 quatro vezes esse ano, no começo, no meio e no final. Estar nas primeiras posições do ranking mundial é mais uma questão de vaidade. Não é uma necessidade. O importante mesmo é ganhar as medalhas nas competições que importam. Agora sem férias vamos entrar de cabeça em 2015 para que seja melhor ainda”, disse o nadador.

Com seu excelente desempenho, Fratus superou com folga os outros dois nadadores que subiram ao pódio nos 50 metros. Nicholas Santos, do Unisanta, foi segundo colocado com 22s17, enquanto o bronze ficou com Italo Duarte, do Minas, com 22s25. Este último, por sinal, foi mais um brasileiro que garantiu índice para a disputa do Mundial de Kazan, na Rússia, no próximo ano.

Clube defendido por Fratus, que viu Cesar Cielo desistir da disputa dos 50 metros já pela manhã, o Pinheiros acabou ficando com o título do Brasileiro Senior e do Open, encerrado neste sábado na piscina do Botafogo. O Pinheiros garantiu também o primeiro lugar no ranking brasileiro de clubes de natação. Este foi o oitavo título do Pinheiros no Open (os outros dois foram conquistados pelo Minas Tênis). Já no Brasileiro, o Pinheiros também é o maior detentor de títulos, agora com oito. Minas Tênis e Unisanta vêm a seguir, com três vitórias cada um.

Para completar, com a soma nos diversos campeonatos nacionais das mais diversas categorias, o Pinheiros fechou o ranking brasileiro de 2014 na liderança, com 375 pontos, seguido por Corinthians (335), Minas Tênis (325), Sesi (319) e Curitibano (201).