15 de agosto de 2019 Atualizado 09:42

  Fábrica das Artes recebe monólogo

  Fábrica das Artes recebe monólogo

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

  Fábrica das Artes recebe monólogo

Compartilhe

Cine, Música & Arte

Fábrica das Artes recebe monólogo

Novo espetáculo da Companhia Farrapos Delirantes reflete sobre as possíveis raízes da violência

Por Karina Pilotto

17 out 2015 às 09:48 • Última atualização 30 nov -0001 às 00:00

Muitos são os motivos que levam uma pessoa a cometer um crime. O ator, diretor e dramaturgo João Nalão sempre teve curiosidade de saber como funcionam a mente dos assassinos, especialmente os que cometem crimes em série. “Durante muitos anos de pesquisa, tento entender essas mentes. Acabei juntando os resultados para criar um personagem que é um assassino serial”, conta o artista.
[\img]Assim surgiu o monólogo “Diários e Anotações de Um Assassino”, que estreou esse ano e será apresentado pela terceira vez pela Companhia Farrapos Delirantes. As sessões ocorrem neste sábado, às 21h, e domingo, às 20h, no teatro da Associação Cultural Fábrica das Artes, em Americana.

Primeiramente, o ator tinha pensado em dirigir o espetáculo, mas com o tempo, acabou assumindo o papel do protagonista. A montagem tem direção de Patrícia Claro, e leva ao palco a história de Willian, um jovem que cresce em uma família desgarrada, com uma mãe ausente e um pai molestador.

O drama aborda não só a mente dos assassinos, mas também o abuso sexual e o abandono infantil. “O texto fala sobre diversos tipos de abuso que uma criança pode sofrer, até a agressão, por exemplo. A negligência familiar também é uma violência que pode afetar a formação”, observa o dramaturgo.

A obra aborda desde a infância de Willian até o alcance da vida adulta. “Ele conta todos os abusos que sofreu, do que ele sentia e ainda sente falta, o que ele julga necessário ou não, e por meio disso tenta justificar o porquê ele comete certas atrocidades”.

O ator ressalta que o texto, ao mostrar o lado da violência sofrida pelo assassino, em nenhum momento toma partido em relação ao que é certo ou errado em seus crimes. “É simplesmente um relato do que aconteceu com ele. É um fato que está sendo colocado. Aí o questionamento fica a critério do público”.
“Diários e Anotações de Um Assassino” estreou em Campinas, para uma plateia composta somente por psicólogos, psiquiatras e outros especialistas da área criminal, que trabalham em presídios. “Foi bastante interessante pra gente, especialmente pelo retorno que eles nos deram em relação a essa experiência que eles vivem em meio a essa realidade”, conclui.

ACONTECE: O monólogo “Diários e Anotações de Um Assassino” será encenado hoje, às 21h, e amanhã, às 20h. Os ingressos custam entre R$ 10 e R$ 20. A Fábrica das Artes fica na Rua Doutor Cícero Jones, 146, Vila Redher. Informações pelo telefone 93383-1990.