Serra da Mantiqueira: para se desligar da agitação

Fuja da folia e vá curtir o feriadão de Carnaval com tranquilidade e romantismo em Santo Antônio do Pinhal


Vídeo:

Para quem não gosta da agitação das festas de Carnaval, uma boa opção é fazer as malas e colocar o pé na estrada em busca de um lugar tranquilo. Se este é o seu caso, a dica é aproveitar o feriadão e ir descansar na romântica Santo Antônio do Pinhal, uma típica cidade do interior, encravada no coração da Serra da Mantiqueira, a apenas 172 km de São Paulo, 350 km do Rio de Janeiro ou a 15 minutos do Sul de Minas e de Campos do Jordão.

Foto: Wagner Ribeiro / Divulgação
Na fonte de Santo Antônio, o padroeiro da cidade, os turistas podem beber água potável que desce direto das montanhas

Santo Antônio do Pinhal é ideal para se desligar da agitação e curtir momentos românticos num ambiente em que a tranquilidade dá o tom da estadia dos turistas. Logo na rua principal, os casais apaixonados podem dar uma paradinha na fonte de Santo Antônio, o padroeiro da cidade, com água potável que desce direto das montanhas.

Foto: Divulgação
A Cachoeira do Lageado, de fácil acesso, é bastante frequentada por oferecer estrutura de banheiros, área piquenique e trilhas

Próximo à fonte, os visitantes podem conhecer um pouco da produção de artesanato local. É possível encontrar peças de crochê, patchwork, delicadas bonecas de pano, e até mimos produzidos com pinhão, muito comum na cidade devido o grande número de Araucárias centenárias.

Foto: Wagner Ribeiro / Divulgação
Experimente o famoso bolinho de bacalhau na estação de trem Eugênio Lefèvre, ainda em atividade

Outra possibilidade é percorrer algumas das trilhas da região, a cavalo ou a pé, para conhecer as cachoeiras da cidade, entre elas a famosa Cachoeira do Lajeado. Outra opção interessante é conhecer a antiga estação de trem Eugênio Lefèvre, ainda em atividade, onde se pode tomar um delicioso café e provar o famoso bolinho de bacalhau. A poucos metros da estação, também dá para visitar o Mirante Nossa Senhora Auxiliadora, com vista panorâmica para as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé.

Um passeio obrigatório

O Pico Agudo, sem dúvida, é um passeio obrigatório ao visitar a cidade. Com aproximadamente 1.700 metros de altitude, os visitantes vão se deslumbrar com a beleza da vista de 360° que permite contemplar as montanhas da Serra da Mantiqueira, do Sul de Minas e também do Vale do Paraíba.

Foto: Divulgação
No Pico Agudo, trilha de terra leva à vista panorâmica dos 1.703 metros de altitude da Mantiqueira onde pratica-se vôo livre

Outro diferencial do Pico Agudo é a possibilidade de assistir diversos praticantes de Asa Delta e Parapente realizando voos no local. E mais, os casais aventureiros também podem experimentar a sensação de ganhar os céus da cidade. Há diversas agências locais que agendam voos para você.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!