Brotas é combo de aventura e folia

O destino possibilita unir turismo radical e em natureza exuberante à folia típica do interior, com desfile de blocos pelas ruas


O Carnaval em Brotas é dupla diversão: durante o dia, turismo de aventura em natureza exuberante e muita água para aplacar o calor da época seja num banho nas várias cachoeiras abertas à visitação ou rafting, boia-cross ou flutuação no limpíssimo Rio Jacaré-Pepira. E, à noite, desfile de blocos carnavalescos pelas ruas da cidade e show com samba, axé, marchinhas na praça, tudo no clima de tranquilidade típico das cidades do Interior.

Ano a ano, os blocos estão melhor estruturados e arrastam mais foliões. Inclusive, o turista pode aproveitar para desfilar adquirindo abadás. Em 2018, serão quatro dias de folia nas ruas de Brotas. Na sexta de Carnaval, show ao vivo com banda na Praça Amador Simões com repertório recheado de samba, axé e marchinhas. No sábado, desfile dos blocos Força na Peruca, Mosquito e Abelhudo. No domingo, matinê no Centro Comunitário e show na Praça Amador Simões. E na sexta-feira, novamente desfile dos blocos carnavalescos.

Foto: Divulgação
Durante o dia, turismo de aventura em natureza exuberante; e à noite, desfile de blocos carnavalescos pelas ruas da cidade

“O Carnaval de Brotas é familiar. E essa é uma característica da nossa folia que o turista, assim como o brotense, tem elogiado. Famílias inteiras, com crianças e idosos, vão para rua assistir às escolas e blocos passarem, tudo na maior tranquilidade e descontração. E o turista também pode desfilar desde que faça contato antecipado com os blocos”, comenta Fábio Pontes, secretário de Turismo de Brotas.

O Força na Peruca, fundado há 20 anos por um grupo de amigos de Brotas, de São Paulo e outras localidades e que tem a peruca como seu principal item de fantasia, é um dos que aceitam turistas mediante aquisição de abadá. Quem estiver sem e quiser participar, vai na pipoca, atrás do carro de som.

O Carnaval é uma das datas que Brotas mais recebe turistas. “É um combo: turismo de aventura, natureza, muita água para se refrescar e folia”, completa o secretário de Turismo. Uma das fundadoras do Força na Peruca, Célia Jordani, confirma. “No nosso bloco temos muitos integrantes de outras cidades que vêm para cá para desfilar e para curtir a natureza ou o turismo de aventura. Tem gente que reserva hospedagem com muitos meses de antecedência porque sabe que na cidade é diversão na certa”, afirma ela.

CLUBES

E tem Carnaval também no Clube de Campo de Brotas e no Zuma Pub. No Clube de Campo, haverá show todas as noites, de sexta-feira a terça-feira, matinê e o tradicional jogo à fantasia (vôlei, futebol de salão e futevôlei) abertos também a não sócios mediante ingresso. No Zuma Pub, a banda Os Fabulosos e DJ Zuma Fest anima os foliões nas quatro noites e matinê. Haverá área vip com open Brahma a noite toda.

E pra quem gosta de aventuras….

O rafting, considerado um dos melhores do País, oferece boia cross, canionismo, escalada indoor, rapel, arvorismo, tirolesa, caminhada na natureza, cachoeirismo, cicloturismo, cavalgada, quadriciclo, passeios off road, queda livre, entre outros, e mais recentemente também kayak duplo.

Para quem quer contemplar a natureza, fazer caminhada e tomar banho de cachoeira ou de rio, as opções são várias. São nove ecoparques no município, o que mostra uma evolução do destino Brotas. Além de atrativos naturais, como cachoeiras, os ecoparques reúnem em um só lugar várias atividades de turismo de aventura e oferecem estrutura ao turista, como vestiário, lanchonete e restaurante.

Para receber os turistas, distribuídos entre a cidade e a zona rural, mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resorts, mais de 60 estabelecimentos gastronômicos e oito operadoras de turismo. Brotas também vem despontando na cena gastronômica.

Saiba mais em www.brotas.tur.br.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!