Banhada pelo rio, Iguape dorme ao som do mar

Situada a 202 quilômetros da capital paulista, a cidade do litoral sul fundada em 1538 é recheada de história e esbanja charme


Além de charmosa, Iguape é uma cidade recheada de história. Em 1494, foi disputada entre Portugal e Espanha no Tratado de Tordesilhas. E, em 2009 foi tombada pelo Iphan. Iguape preserva ainda o maior acervo de construções coloniais do Estado de São Paulo.

Caminhar por suas ruas de paralelepípedos é como andar dentro de um livro onde o tempo parou. Nascida às margens do Rio Iguape, a cidade fica a 202 quilômetros da capital paulista e pertence ao Circuito Vale do Ribeira. O centro histórico remete principalmente à época gloriosa do ouro e do cultivo de arroz.

Foto: Alf Ribeiro / Expressão Studio
O mirante oferece vista panorâmica das ilhas de Cananeia e do Cardoso, o Estuário Lagunar do Rio Pequeno e o Valo Grande

A cidade tem construída e preservada a primeira casa de fundição de ouro do Brasil, onde é hoje o Museu Histórico e Arqueológico. Perto dali também fica a Casa do Patrimônio, centro cultural com biblioteca, videoteca e exposições sobre a história de Iguape.

A Basílica do Bom Jesus de Iguape, por exemplo, foi construída entre 1787 e 1856. Hoje, o local abriga o Museu de Arte Sacra e a imagem do Bom Jesus. A imagem que deu nome à igreja havia sido achada por caboclos na Praia do Una em 1647 (o altar tem um belo conjunto de azulejos).

Foto: Alf Ribeiro / Expressão Studio
A Trilha do Imperador é também uma das praias mais procuradas no verão, com belas dunas em seu entorno, ideal para crianças e idosos

Ao passear pela cidade, vale incluir uma caminhada pela Praça São Benedito, onde uma fonte de 1873 e a Igreja de São Benedito compõem o cenário. Outro ponto muito visitado na região é a Igreja do Rosário. Com belas imagens, a estrutura foi feita de barro e é uma das mais clássicas e imponentes da cidade.

A data de fundação original e os fundadores de Iguape são incertos. Contudo, a fundação, atribuída ao aventureiro espanhol Ruy Garcia Moschera, foi estabelecida no dia 3 de dezembro de 1538, ano em que Iguape e Cananeia, cidade vizinha, se separaram.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter