UE multa Facebook em 110 milhões de euros por acordo com WhatsApp

Órgão acusa a empresa de fornecer informações incorretas e enganar autoridades sobre a aquisição do aplicativo de mensagens instantâneas


O órgão antitruste da União Europeia multou o Facebook em 110 milhões de euros (US$ 122,7 milhões) por fornecer informações incorretas ou enganar autoridades sobre a aquisição de seu aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp.

Segundo a UE, o Facebook alegou de forma imprecisa, durante a revisão da compra em 2014, que não tinha como relacionar contas da própria rede social e do WhatsApp, algo que a empresa começou a fazer dois anos depois, ao combinar os dados de usuários nos dois serviços.

“A decisão de hoje envia um claro sinal às empresas de que devem cumprir todos os aspectos da regulamentação da UE para fusões, incluindo a obrigação de apresentar informações corretas”, afirmou a comissária europeia para concorrência da UE, Margrethe Vestager, em comunicado.

A UE abriu uma investigação formal sobre a fusão em dezembro do ano passado.

Nos negócios do pré-mercado em Nova York, a ação do Facebook caía 0,45% por volta das 8h30 (de Brasília). Fonte: Dow Jones Newswires.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter