Golpe atinge mais de 350 mil com suposto cupom de rede fast food

Segundo o DFNDR Lab, especializado em cribercrime, o golpe está se disseminando rapidamente via app de mensagens


Hackers lançaram no Brasil o primeiro golpe de 2018 com grande potencial de viralização. Com a falsa promessa de oferecer um cupom no valor de 50 reais para ser gasto na rede de lanchonetes Burger King, cibercriminosos estão induzindo as pessoas a compartilharem a fraude com amigos pelo smartphone e baixar aplicativos no computador que proporcionam ganhos financeiros aos golpistas.

De acordo com o DFNDR Lab, laboratório especializado em cibercrime da PSafe, mais de 350 mil usuários foram impedidos de terem seus aparelhos móveis infectados pelo golpe apenas pelo app de segurança digital, DFNDR Security.

Foto: Reprodução
Golpe promete sanduíche gratuito do Burger King

Ao acessar o link malicioso, é solicitado que o usuário responda a três perguntas para ganhar o suposto voucher (“Qual dos nossos sanduiches você mais gosta?”; “Você está satisfeito com o nosso atendimento?”; “Você indicaria o BK aos seus amigos?”). Independentemente das respostas fornecidas, a vítima é encaminhada a uma página que solicita o compartilhamento com 30 amigos ou grupos no WhatsApp para ter direto ao suposto cupom. Além disso, solicita que a vítima disponibilize seu contato de e-mail para envio da falsa promoção.

Ao concluir o processo, o usuário pode ser cadastrado em serviços de SMS pago – que efetuam cobranças indevidas – ou, então, são induzidos a baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone ou o computador e deixá-los vulneráveis a outros tipos de crimes e/ou prejuízo financeiro.

Para evitar cair em golpes como esse, os especialistas do DFNDR Lab reforçam a importância das pessoas utilizarem soluções de segurança que disponibilizam uma função de bloqueio anti-phishing, como o DFNDR Security, disponível gratuitamente na Google Play, cujo sistema é capaz de analisar todas as ameaças existentes no mundo virtual e bloqueá-las instantaneamente. No caso de pessoas que não possuem sistemas de segurança instalados no celular, é possível usar o verificador de links disponível no site www.dfndrlab.com, que sinaliza se determinada página pode oferecer riscos ao usuário. Além disso, é importante que o usuário crie o hábito de se certificar sobre a veracidade de qualquer informação antes de cadastrar dados pessoais e compartilhar links com seus contatos.

A assessoria de imprensa do Burger King reforçou que a promoção é falsa e esclareceu que a companhia somente divulga suas faz promoções por meio de seus canais oficiais do aplicativo, carrossel do Facebook e cupons físicos.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!