Traça: como eliminar esse inimigo oculto?

Traças são um perigo na cozinha, pois contaminam os alimentos. Especialista ensina como dar um fim na farra desse inimigo da saúde


Você sabia que traças e carunchos são larvas de mariposas? Essas pragas modernas existem há cerca de 300 milhões de anos e agem sorrateiras, nos cantinhos escuros de casa, dos armários, das caixas… e dão muita dor de cabeça. As que mais causam danos domésticos são as conhecidas como traças de roupas ou de livros e carunchos (comum nos alimentos). E se você pretende preservar algum documento importante ou salvar a despensa de casa, é preciso ficar alerta e agir imediatamente.
O especialista em controle de pragas, Francisco Antonio Theodoro Neto, ensina técnicas caseiras para combater as traças domésticas. Vale lembrar que, em infestações muito severas – mesmo depois de tudo limpo, o bicho insiste em aparecer –, o indicado é contratar uma empresa controladora de pragas.

Consultoria: Osaka Controle de Pragas

Essa espécie é popularmente conhecida como caruncho de farinha de trigo
Esse tipo de caruncho gosta de procriar no café e nos grãos, como feijão e milho

Traça de alimentos

Também conhecida como caruncho, pode ser encontrada em duas espécies na natureza: praga primária e praga secundária. O primeiro grupo é formado por pequenos besouros (de diferentes formatos e tamanhos) que se alimentam de feijão, arroz, milho, macarrão, farinhas, ração, etc.
O segundo grupo são larvas de mariposas que se desenvolvem no interior dos grãos e sementes. Seu ciclo de vida tem início em março e vai até o mês de outubro, quando as mariposas sobrevoam os alimentos e depositam seus ovos nas embalagens de produtos armazenados, principalmente, em armazéns e supermercados.
“Quando há suspeita de contaminação, o alimento deve ser totalmente descartado, pois é impróprio ao consumo humano. Em casa, é aconselhável armazenar os produtos alimentícios em potes fechados”, recomenda Francisco Theodoro. Acontece que uma única embalagem carregando ovos, larvas ou carunchos, é capaz de contaminar toda a despensa. Então, cuidado!

Dicas para evitar traças

Liberal Motors – BC

1 – Mantenha o ambiente limpo, arejado e livre de umidade;
2 – A limpeza pode ser feita com água e vinagre de vinho branco;
3 – Saquinhos de cravos, pimenta-do-reino, folhas de louro e cânfora nos armários afastam as traças;
4 – Sacuda guardanapos e toalhas, porque o atrito destrói os ovos, assim como a luz e o calor;
5 – Inspecione caixas de papelão. Elas são vetores de contaminação por traças;
6 – Elimine pontos de umidade e vazamentos;
7 – Não acumule papéis, jornais e revistas.