Tire suas dúvidas sobre a batata-doce 

Por que esse alimento é importante para manter a saúde e conferir energia aos praticantes de exercícios físicos? Confira entrevista com nutricionista


Muito tem se falado sobre os benefícios da batata-doce. O assunto ganhou mais força, nos últimos anos, entre os praticantes de atividades físicas que se preocupam em manter uma dieta adequada e que favorece o estilo de vida. Afinal, quais as principais vantagens de incluir a batata-doce na dieta?

Especialista ligada ao Kurotel, Centro Médico e Spa de Longevidade de Gramado (RS), Larissa Santana, responde as principais questões sobre a ingestão do tubérculo. “Por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico é lentamente absorvido pelo organismo, proporcionando energia constante durante o exercício físico”, explica. 

O tubérculo rico em fibras e carboidratos complexos. “É um amido resistente à ação de enzimas digestivas e apresenta atividade fisiológica similar às fibras, aumentando a saciedade, além de reduz a gordura corporal. Ajuda ainda na prevenção de doenças inflamatórias crônicas, como a artrite reumatoide por ser rica em beta-criptoxantina, carotenoide que exerce ação anti-inflamatória”, detalha a nutricionista.

Na lista de propriedades nutricionais ainda é possível citar: vitaminas A, C, B6, cobre, potássio, ferro, carotenoides e potássio, substâncias que favorecem o equilíbrio metabólico do organismo e fortalecimento do sistema imunológico.

Foto: Fotolia
A batata-doce é um tubérculo rico em fibras e carboidratos complexos

O consumo de batata-doce é realmente importante?

A batata-doce é um carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, a sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras) e o hormônio da saciedade colecistoquinina (CCK), promovendo assim uma maior saciedade, inibição do apetite, e diminuição dos picos pós-brandiais (após a refeição) de glicose.

Por que deve ser consumida por atletas e praticantes de exercícios?

A batata-doce possui um alto valor energético e um baixo teor de gordura, o que atrai bastante quem está em busca de um alimento saudável. Além disto, é rica em minerais como potássio, cálcio, magnésio e as vitaminas A, C e do complexo B. Estes nutrientes atuam tanto na contração como na regeneração dos músculos. “É rica em carboidratos de digestão lenta, libera energia prolongada, o que garante um combustível a mais para um treino intenso, além de contribuir para o envio de nutrientes para as fibras musculares”, explica a nutricionista Larissa Santana.

É importante consumi-la com a casca?

A casca da batata-doce é rica em fibras. As folhas verdes do tubérculo também merecem destaque por serem ricas em vitaminas do complexo B, betacaroteno, ferro, cálcio, zinco e excelente fonte antioxidantes, principalmente de compostos fenólicos, como as antocianinas e o ácido cafeico. Os antioxidantes apresentam atividade antimutagênica, antidiabética, antibacteriana, anti-inflamatória e anticancerígena.

Pode ser ingerida a qualquer hora do dia? Com que frequência?

A batata-doce pode ser consumida em todas as refeições, substituindo os pães, o arroz e o macarrão, porque promove o mesmo tipo de liberação de energia ao organismo. Deve ser preparada, preferencialmente, cozida, assada, na forma de chips ou saladas.

Fonte: Larissa Santana, nutricionista

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