Sobremesas preparadas com café

Celebrado neste sábado, 14 de abril, o Dia Internacional do Café relembra a importância história, econômica e gastronômica do fruto


Ele é uma das bebidas mais adoradas e queridas pelos brasileiros e um dos grandes símbolos da nossa economia. O café, tão importante na história do Brasil, tem até um dia para chamar de seu: em 14 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Café. Originário das terras altas da Etiópia, o consumo difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa.

Foto: Divulgação
Bolo de café

Uma das lendas que narra a origem do café diz que um pastor chamado Kaldi observou que seus carneiros ficavam mais “espertos” ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e também sentiu esses efeitos. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.

No Brasil, as plantações de café tiveram início em 1727. Atualmente, Minas Gerais é o estado com a maior produção no País e um dos maiores produtores do mundo. A produção no estado corresponde a mais de 50% do total nacional e 17% da produção mundial.

Além da importância histórica e econômica, o café também é um rico produto gastronômico. Confira algumas receitas:

Bolo de café

Ingredientes
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha trigo
1 colher (sopa) de fermento
1 xícara (chá) de café Cassiano coado
½ xícara (chá) de óleo

Modo de preparo
Bata os ovos e o açúcar. Acrescente a farinha, o fermento, o café e o óleo – sempre mexendo a cada adição. Distribua a mistura em uma forma untada e leve ao forno médio por 30 a 40 minutos. Deixe o bolo esfriar para servir.

Fonte: Café Cassiano

Foto: Divulgação
Pudim de café

Pudim de café

Ingredientes

Calda
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água quente

Pudim
1 lata de leite condensado
2 medidas (da lata de leite)
3 ovos
2 colheres (sopa) de café solúvel Cassiano

Modo de preparo

CALDA

Em uma panela derreta o açúcar até ficar dourado. Junte a água quente, mexa com uma colher e deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Forre com esta calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.

PUDIM

Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador. Despeje na forma reservada, cubra com papel alumínio e asse em banho-maria, em forno médio (180°C) por cerca de 1h30. Para saber se o pudim esta assado, espete com uma faca, ela deve sair limpa. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva.

Fonte: Café Cassiano

Foto: Mário Rodrigues_Divulgação
Tiramissú

Tiramissú La Macca

Ingredientes
300g de biscoito champagne
4 ovos frescos
500g de queijo mascarpone
300g de açúcar
300g de café (expresso ou coado)
200g de vinho Marsala

Modo de preparo

Separe a gema dos ovos e bata as claras em neve com 150g de açúcar. Em outro recipiente, bata com um fouet as gemas, o restante do açúcar e o mascarpone. Quando estiver bem claro e espumoso, junte as claras em neve e misture delicadamente. Reserve o creme. Forre o fundo de uma travessa com os biscoitos embebidos no vinho e regue com café.

Cubra os biscoitos com o creme que estava reservado e repita o mesmo processo até ter duas camadas de biscoitos e creme. Por fim, polvilhe o cacau por toda a superfície. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por 24 horas. Enfeite com folhas de hortelã e sirva.

Fonte: Restaurante La Macca

Foto: Divulgação
Filé aromatizado com café

Filé aromatizado com café

Ingredientes
1 kg de filé mignon cortado em tirinhas
½ a 1 colher (chá) de café solúvel
1 colher (sopa) de farinha de trigo
3 dentes de alho amassados
1 colher (sopa) de manteiga
1 copo de creme de leite
1 cálice de café expresso ou coado (forte)
½ a 1 colher de chá de páprica ou curry (opcional)
Cogumelos cortados a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite para refogar

Modo de preparo

Tempere a carne com pimenta-do-reino, café solúvel e alho. Acrescente farinha de trigo e deixe descansar por 30 minutos. Refogue a carne na manteiga com um fio de azeite. Quando estiver bem refogada e macia adicione o sal. Acrescente os cogumelos e misture bem. Agora é a hora de colocar o café expresso e o creme de leite. Deixe reduzir um pouco. Corrija o sal. Sirva com purê de batatas.

Dica. Comece com as meias medidas de café solúvel, páprica ou curry, aumente se necessário.
Fonte: YesWeeCook

Foto: Divulgação
Creme diplomata de café

Creme diplomata de café

Ingredientes

Bolo
3 ovos
1 xícara (chá) açúcar refinado
1 xícara (chá) farinha de trigo
1 colher (sopa) manteiga sem sal amolecida
1 colher (chá) fermento em pó
Manteiga sem sal para untar
1/2 xícara (chá) rum
1/2 xícara (chá) água

Creme de café
3 gemas
1 xícara (chá) açúcar refinado
1 colher (sopa) cheia de amido de milho
2 xícaras (chá) leite fervente
2 colheres (sopa) rasadas café solúvel
2 colheres (sopa) rasadas manteigas sem sal
1 colher (café) essência de baunilha

Chantilly
2 1/2 xícaras (chá) creme de leite fresco gelado
3 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) essência de baunilha (5ml)

Modo de preparo

BOLO

Em uma batedeira, bata os ovos com o açúcar refinado até triplicar o volume. Sem bater, junte delicadamente a farinha de trigo, a manteiga e, por último, o fermento em pó. Coloque em uma assadeira retangular pequena (25 x 19 cm) untada com manteiga e forrada com papel-manteiga também untado e asse no forno preaquecido até que, ao espetar a massa com um palito, este saia limpo. Desenforme morno e, depois de frio, corte em cubos de 1,5 cm e umedeça com o rum misturado com a água.

CREME DE CAFÉ

Em uma batedeira, bata as gemas com o açúcar refinado até obter uma gemada clara e fofa. Adicione o amido de milho e, aos poucos, junte o leite e o café. Leve ao fogo brando, mexendo sempre, até engrossar. Fora do fogo, junte a manteiga e a essência de baunilha. Utilize frio.

MONTAGEM Faça o chantilly, batendo todos os ingredientes na velocidade mínima da batedeira até obter um creme liso e espesso. Reserve na geladeira até o momento de utilizar. Em copos ou taças para sobremesa, intercale camadas de cubos de bolo, creme de café e chantilly. Com o auxílio de um saco de confeitar com bico pitanga, decore com chantilly e grãos de café.
Fonte: União

Foto: Fotolia

Biscoitinhos de café com leite

Ingredientes
1 ovo
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de Café com Leite Melitta
70g de manteiga ou margarina
300g de amido de milho

Modo de preparo

Misture o ovo com o açúcar mascavo. Em seguida, junte os demais ingredientes, deixando o amido, que deve ser adicionado aos poucos, para o final. Misture com as pontas dos dedos até a massa ficar lisa e homogênea, desgrudando da mão. Depois faça bolinhas achatadas ou outro formato que desejar. Preaqueça o forno a 180ºC por 10 minutos e asse os biscoitos, em assadeira untada e enfarinhada, por cerca de 15 minutos.

Rendimento: 40 a 60 biscoitinhos, dependendo do diâmetro.
Fonte: Melitta

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!