Receitas de finger foods para a ceia de Ano Novo

Servir aperitivos na mesa do Réveillon é uma forma simples e saborosa de celebrar a chegada do novo ano


O Réveillon é a última grande festa do ano, então, nada melhor do que comemorar a data ao lado de pessoas especiais e em grande estilo. Para isso, é importante atenção para a comida que será servida. Quem quer ganha agilidade e não passar muito tempo na cozinha para aproveitar as celebrações, pode apostar nos finger foods, comidinhas rápidas de se preparar, porém muito saborosas, que são consumidas unitariamente. Pensando nisso, o MAIS SABOR separou algumas sugestões de pratos do Buffet Gi Salles para você servir na data e começar o ano com muita alegria.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Canapés de queijo coalho

Canapés de queijo coalho

Ingredientes:
500g de queijo coalho em cubos
Um maço de cebolinha
Flores comestíveis ou pimenta biquinho para decorar

Modo de preparo:
É um aperitivo leve e perfeito para preparar na noite da ceia. E o melhor é que ele é muito fácil de preparar. É só cortar em cubinhos o queijo, grelhá-lo e reservar. Pegue um maço de cebolinhas grandes e coloque em uma panela para ferver por, aproximadamente, 5 minutos até elas ficarem amolecidas. Depois, enrole no queijo coalho como se fosse embrulhar um presente, espete um palitinho de bambu ou a gosto e decore com a flor (como o kalanchoe) ou a pimenta! Pode ser servido com um molho ou geleia de sua preferência.
Fonte: Buffet Gi Salles

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Verrine de grão-de-bico

Verrine de grão-de-bico e beterrabas

Ingredientes:
200g de grão-de-bico (pode ser de lata)
Cebola picada finamente a gosto
Salsa ou coentros picados finamente a gosto
Azeite
Vinagre
Azeitonas sem caroço
1 beterraba cozida cortada em cubinhos
1 cereja para decorar
Sal a gosto

Modo de preparo:
Coloque o grão de molho de um dia para o outro, e cozinhe al dente. Se usar grão de lata, não se esqueça de lavar bem. Cozinhe a beterraba e corte em quadradinhos, reserve. Tempere o grão e o bacalhau com azeite vinagre, com um pouco de salsa, azeitona e cebola. Depois é só colocar nas verrines em camadas. Uma camada de beterraba embaixo e 1 camada de grão-de-bico em cima. Decore com manjericão e a cereja natural e sirva.

Dica. Outra opção é fazer a mesma verrine, mas sem a beterraba.
Fonte: Buffet Gi Salles

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Peras assadas recheadas

Peras assadas recheadas

Ingredientes:
1kg de pera cortada ao meio sem miolo
500ml de água
1 colher (sopa) de suco de limão
1/2 xícara (chá) de mel
1/4 de xícara (chá) de suco de laranja
1/4 de xícara (chá) de gorgonzola
1 colher (sopa) de cream cheese
Nozes para enfeitar

Modo de preparo:
Lave bem e corte as peras ao meio, deixando o cabo. Com uma colher (chá), retire uma parte do miolo. Deixe as peras em um refratário com a água e o suco de limão. Em uma vasilha, coloque o mel e o suco de laranja, e misture até homogeneizar. Em uma forma, coloque as peras com a pele para baixo, pincele a mistura de mel. Leve ao forno preaquecido, por 30 minutos, a 200ºC. Desligue e deixe as peras murcharem no forno fechado por 15 minutos. Em um recipiente fundo, coloque o gorgonzola e o cream cheese. Misture até homogeneizar. Retire as peras do forno, pincele o restante da mistura de mel, e recheie com o gorgonzola. Salpique uns pedaços de nozes por cima e leve ao forno preaquecido, a 180ºC, por mais três minutos.
Fonte: Buffet Gi Salles

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Purê de batata com peito de peru

Purê de batata com peito de peru

Ingredientes:
4 mandioquinhas
3 batatas
½ xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
½ kg de sobras de peru assado
1 colher (sopa) de parmesão
1 dente de alho espremido
1 cebola picada
1 erva-doce fresca fatiada
1 colher (chá) de semente de erva-doce

Modo de Preparo:
Cozinhe a mandioquinha e a batata, esprema e faça um purê com a manteiga e o leite. Tempere com sal e pimenta e reserve. Refogue a erva doce, cebola e alho no azeite. Coloque a semente de erva-doce e as sobras do peru desfiado. Num refratário, alterne uma camada de purê com o refogado de peru, cubra com o purê restante, polvilhe parmesão e leve ao forno para gratinar.
Fonte: Buffet Gi Salles

Foto: Divulgação
Espetinhos de figo

Espetinhos de figo assado com mel e presunto

Ingredientes:
4 figos maduros
8 bolinhas de muçarela de búfala
8 fatias de presunto cru
8 folhas de rúcula sem os talos
4 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de creme balsâmico (se você não tiver misture 1 colher de sopa de vinagre balsâmico com 1 colher de sopa de mel)
8 palitinhos de madeira

Modo de preparo:
Preaqueça o forno em 180ºC. Lave bem os figos e corte-os ao meio. Disponha-os num refratário ou assadeira levemente untada e regue com o mel. Depois polvilhe o açúcar mascavo sobre os figos e leve ao forno por 20 a 30 minutos. Monte os palitinhos espetando primeiro uma metade de figo em cada um deles, depois a folha de rúcula dobrada em 3, depois a fatia de presunto cru enroladinha e a muçarela. Arrume os palitinhos em uma travessa pequena e regue cada um deles com um pouquinho do creme balsâmico ou com a mistura de balsâmico e mel. Sirva e brinde.
Fonte: Figos & Funghis

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!