Pratos mais saudáveis com massas

Veja dicas sobre como tornar o desejado e saboroso macarrão mais um aliado da sua dieta


O macarrão é um dos pratos mais queridos dos brasileiros, mas muita gente que começa uma nova dieta acaba tirando o alimento do seu dia a dia, já que, em uma porção equivalente a uma xícara, existem 220 calorias e aproximadamente 43g de carboidratos.

Porém, alguns tipos específicos de massas, combinadas a receitas com ingredientes mais saudáveis e dicas na hora do preparo podem tornar o macarrão muito mais gostoso e um verdadeiro aliado da dieta. Confira algumas dicas que o MAIS SABOR separou para você.

Foto: Fotolia
Macarrão pode ser um aliado da sua dieta, dependendo da receita

Prefira massas integrais

O macarrão, assim como o arroz branco, é considerado um carboidrato simples, ou seja, é absorvido rapidamente pelo organismo. Por isso, prefira sempre os carboidratos compostos, como o macarrão integral. Eles são digeridos lentamente pelo organismo e são muito mais nutritivos, pois contém uma quantidade maior de vitaminas, minerais e fibras, importantes para auxiliar no emagrecimento e na prática de atividade física.

Adicione proteínas

Já que o macarrão é uma fonte de carboidrato, o ideal é que você adicione proteínas ao prato. O molho com carne moída é a receita mais clássica, mas há muitas outras variações que você pode usar. Uma dica é combinar de 15 a 20g de proteínas magras, como salmão ou grão-de-bico, com 1 ½ xícara de macarrão cozido. Se preferir, consuma uma porção de carne magra como um filé de peixe ou de frango grelhado junto com o prato.

Atenção à água

Na hora de preparar o seu prato, muito atenção à água do cozimento. Se cozinhar demais a massa, os carboidratos presentes no alimento são destruídos de maneira mais rápida durante a digestão, elevando os níveis de açúcar no sangue. Desligue o fogo quando a massa atingir o ponto al dente, um pouco ante do tempo mostrado na embalagem. Além disso, você pode reaproveitar a água do cozimento para preparar o molho.

Prato colorido

Todo mundo sabe que quanto mais colorido é um prato, melhor. Para deixar a sua massa com mais cores e mais saudável adicione porções de vegetais como cenoura, aspargo, brócolis e couve. Você também pode aproveitar e usar folhas verdes no molho, como escarola, rúcula, agrião e espinafre: cozinhe folhas picadas de um ou dois desses vegetais com dois dentes de alho e duas colheres de sopa de azeite de oliva em uma frigideira, e na sequência, junte ao macarrão cozido.

Receitas:

Foto: Divulgação
Macarrão com Brócolis

Macarrão com brócolis

Ingredientes:
1 pacote (500g) de macarrão integral
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
½ cebola picada
2 dentes de alho amassados
½ maço de brócolis cozido e separado em floretes pequenos
3 colheres (sopa) de amêndoas sem sal picadas
Orégano, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão conforme as instruções do fabricante. Escorra e reserve. Em uma frigideira, adicione o azeite, a cebola e o alho e deixe dourar. Em seguida, adicione o brócolis cozido e refogue por alguns minutos. Acrescente o macarrão cozido e mexa bem. Coloque as amêndoas e tempere com o orégano, sal e pimenta do reino. Sirva em seguida.
Fonte: NatueLife

Foto: Divulgação
Macarrão com atum

Macarrão com atum

Ingredientes:
1 pacote (500g) de macarrão fusilli
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picada
4 tomates sem pele e sem sementes picados
1 lata de atum em água escorrido
1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada
1 colher (sopa) de salsa picada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão conforme a recomendação da embalagem. Escorra e reserve. Em uma frigideira funda, acrescente o azeite e a cebola e refogue até dourar. Adicione o tomate e cozinhe por cerca de 5 minutos. Acrescente o atum e cozinhe por mais 2 minutos. Tempere a gosto. Coloque o macarrão cozido em um refratário e adicione o molho ainda quente. Salpique as sementes de linhaça e a salsa picada e sirva.

Fonte: NatueLife

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!