Ovo: mocinho ou vilão?

Alimento cheio de mitos, o ovo é rico em nutrientes e pode ser usado em todas as refeições


Ele já foi visto como vilão da alimentação, mas cada dia mais, o ovo se prova uma importante fonte de recursos para o organismo. Rico em proteínas, o alimento é também repleto de outros nutrientes, como as vitaminas A, B, D e E.

Além disso, ele ajuda a manter uma boa saúde dos olhos, da pele, dos ossos e melhora até a memória. Possui sais minerais como ferro, zinco, fósforo, potássio, manganês e selênio. É indicado para todas as idades e muito utilizado por pessoas que praticam atividades físicas. Para desmistificar de vez esse assunto, o MAIS SABOR traz algumas respostas para perguntas bem frequentes.

Foto: Creative Commons
Confira mitos e verdades do ovo

O ovo é um alimento proteico?
Verdade! A proteína do ovo é muito bem absorvida pelo organismo. Exemplo disso é a albumina, presente na clara, que reduz a perda muscular – e, por isso, muito usada pelos praticantes de musculação.

Ovo aumenta o índice de colesterol?
Mito! A quantidade de colesterol de qualquer alimento não tem impacto sobre o colesterol do sangue. Ou seja: o consumo de ovos não aumenta esta taxa.

Ovos fazem bem no café da manhã?
Verdade! Ele é um alimento que promove a saciedade. Isso significa que comer omeletes, ovos mexidos ou cozidos pela manhã pode inibir o consumo de outros alimentos mais calóricos. Além disso, os ovos fornecem energia e disposição para diversas atividades.

É errado guardar ovos na porta da geladeira?
Verdade! A variação constante de temperatura pode afetar a capacidade de proteção que a casca do ovo gera. Caso seja mal armazenado, este alimento pode apresentar rachaduras e pequenas fissuras, que serão portas de bactérias nocivas à saúde.

Comer só a clara é mais saudável?
Mito! A clara do ovo possui uma grande quantidade de proteína, no entanto, é na gema em que estão presentes os principais minerais, vitaminas e muitas outras substâncias essenciais ao funcionamento adequado do organismo.

Ovo faz bem para a memória?
Verdade! Uma das substâncias de maior destaque dos ovos é a colina, vitamina que ajuda nas funções do cérebro.

Ovos vermelhos são melhores que os brancos?
Mito! Em termos nutricionais, eles possuem as mesmas vitaminas, minerais e proteína. A diferença entre os ovos está na forma em que a galinha é criada ou na espécie do animal.

Fonte: Instituto Ovos Brasil

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