Manteiga, margarina ou creme vegetal?

Banha de porco, manteiga, margarina, creme vegetal... qual desses alimentos é o ideal? Veja o que dizem os especialistas


Eles estão sempre próximos na gôndola do supermercado e, muitas vezes, é difícil diferenciar um do outro. Margarina, manteiga, creme vegetal e banha de porco são alimentos com características únicas e que podem ser usados de diversas maneiras, mas que também podem confundir a cabeça do consumidor. Justamente por isso, o Mais Sabor procurou especialistas para responder qual a diferença entre eles e qual é o mais indicado para o consumo.

De acordo com Renata Bressan, nutricionista do departamento de nutrição da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), cada um deles têm seus próprios malefícios e benefícios. “A manteiga é um alimento derivado exclusivamente do leite da vaca. Contém principalmente gorduras saturadas e colesterol”, explicou.

Foto: Divulgação
Manteiga, margarina ou gordura vegetal?

 

Já a margarina é um produto obtido através da mistura de óleos vegetais e leite ou derivados. De forma geral, é fonte de ácidos graxos poli e monoinsaturados e saturadas. O creme vegetal, por sua vez, é constituído principalmente de água e óleos vegetais e/ou gordura vegetal. Também é fonte de gorduras poli-insaturadas, ômega-3 e ômega-6. “A banha de porco pode ser extraída de diversas partes do animal e contém uma alta concentração de ácidos graxos saturados”, ressaltou.

Consumo adequado

De acordo com a especialista Renata Bressan, é necessário ficar atento ao consumo desse tipo de alimento. “Atualmente, recomenda-se que a ingestão de gordura saturada para adultos saudáveis seja menor que 10% do Valor Energético Total da dieta”, salientou. A gordura saturada presente na manteiga e na banha, por exemplo, pode ser encontrada em outros alimentos, como carnes em geral e leite e seus derivados.

Em uma dieta média de 2000 kcal, a recomendação de consumo da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de até 35% da energia da dieta proveniente de fontes de gordura. “É possível incluir qualquer um destes quatro alimentos em uma alimentação saudável. Tudo depende de quantidade e de quais outros alimentos compõem a dieta”, destacou a nutricionista.

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De acordo com a especialista Renata Bressan, é necessário ficar atento ao consumo desse tipo de alimento

Creme vegetal para cozinhar

Renata Bressan aponta que, para uma alimentação mais saudável, o ideal no dia-a-dia é grelhar, assar ou cozinhar os alimentos.

“Como uma alimentação variada já contém alimentos fonte de gorduras saturadas, sugiro que sejam utilizados óleos vegetais (exceto dendê e coco), azeite ou creme vegetal para cozinhar ou refogar, sempre com moderação”, disse a nutricionista.

Já os outros tipos de gordura, como banha, óleo de coco, azeite de dendê e manteiga, podem ser utilizadas menos vezes, em ocasiões mais específicas.

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