Chia ganha espaço no cardápio

Semente originária do México é fonte de fibras, vitaminas, cálcio, ferro, magnésio, fósforo e ômega 3


A semente de chia é um alimento que proporciona diversos benefícios à saúde. Rica em vitaminas, cálcio, fibras, ômega 3, ferro, magnésio e fósforo, o alimento originário do México vem conquistando espaço na mesa dos brasileiros.

Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, explica que a chia é considerada um superalimento devido ao alto teor nutricional que possui. Tem ação oxidante e auxilia no emagrecimento.

Foto: Divulgação
Chia traz diversos benefícios à saúde

“A chia traz muitas vantagens para o organismo, como, por exemplo, regulagem da taxa de colesterol sanguíneo, prevenção de doenças, melhora da saúde emocional e fortalecimento do sistema imunológico”, afirma a especialista. Ela recomenda o consumo diário de 25 gramas de chia, equivalente a duas colheres de sopa.

Benefícios da semente

PORQUE CONSUMIR CHIA. Especialista em nutrição detalha as principais contribuições do alimento à saúde

EMAGRECIMENTO. A semente da chia absorve grande quantidade de água. “Dessa maneira, é formado uma espécie de gel que ocupa parte do estômago, o que provoca uma sensação de saciedade. O alimento ainda auxilia no controle de glicose no sangue”, comenta a nutricionista Cyntia Maureen.

AÇÃO ANTIOXIDANTE. Os antioxidantes presentes na composição da semente são responsáveis pela desintoxicação do fígado. “Além disso, esses agentes atuam contra a formação dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce”, afirma a especialista.

PREVINE DOENÇAS. A semente diminui a gordura visceral e previne infarto, derrame e hipertensão. “Tais doenças podem ser evitadas graças a grande quantidade de ômega 3 que o alimento possui. Essa gordura ajuda na regulação dos vasos sanguíneos, assim, ocorre um aumento da fluidez do sangue no corpo, o que impede o aumento da pressão arterial”, explica.

AUMENTA AS DEFESAS. A chia possui quantidade significativa de selênio e zinco, substâncias que contribuem com fortalecimento das defesas do organismo. “Por esse motivo, quem consome o alimento tem menos chances de ter gripes, infecções, resfriados e outras doenças que afetam o sistema imunológico”, diz Cyntia.

FORTALECE OS OSSOS. Por oferecer elevada quantidade de cálcio, fósforo, magnésio e proteínas na composição, a semente auxilia no fortalecimento dos ossos. “Ainda previne a artrite reumatoide e é ótima opção para os intolerantes à lactose”, complementa a nutricionista.

PREVINE O DIABETES. Durante o processo de digestão, os carboidratos são transformados em glicose, que serão carregados para dentro das células. “A chia ajuda nesse controle glicêmico e evita que ocorram picos de açúcar no sangue.”

 

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