Cereais são obrigatórios na pirâmide alimentos

Trigo, aveia, milho, arroz... por que consumir grãos é importante para a sua saúde?


Arroz, milho, trigo, cevada, aveia, centeio e outros grãos fazem parte da dieta do ser humano há milhares de anos e não à toa. Esses alimentos são fontes de carboidratos e, portanto, principais fornecedores de energia para o corpo. Além disso, possuem proteínas, lipídios, minerais e fibras. Por isso, eliminá-los da dieta sem orientação médica está longe de ser uma boa ideia – mesmo na luta contra a balança você vai precisar deles e já falaremos o porquê.

Os grãos podem ser consumidos cozidos inteiros ou na forma de farinha, por exemplo. A farinha pode ser refinada (feita apenas da parte interna do grão) ou integral (elaborada com o grão completo), sendo esta última amplamente recomendada por nutricionista por manter grande parte dos nutrientes do alimento e ser menos processada que a refinada. As farinhas dão forma a grande parte dos produtos que são fontes de carboidratos como pães, bolos, massas, tortas e mesmo a cerveja e outras bebidas.

Foto: Freeimages.com
Cereais são parte importante da alimentação

“Os grãos e seus derivados são a principal fonte de energia e, quando consumidos com alimentos fontes de proteínas e gorduras boas, compõem uma alimentação saudável. O pão feito de trigo, centeio, cevada e milho pode ser consumido no café da manhã ou nos lanches intermediários, acompanhado de frios magros, leite e derivados desnatados e frutas frescas ou secas”, diz a nutricionista Beatriz Botequio.

Consultoria: Equilibrium Consultoria e Sabe Portal

Você sabia…
Cereal é um tipo de gramínea cujo grão pode ser transformado em farinha, que é o caso do trigo e todos os outros citados nesta reportagem. Eles compõem uma família de mais de seis mil espécies.

4 benefícios dos grãos para a saúde

MAIS ENERGIA. O carboidrato é a principal fonte de energia para o organismo e fornece glicose para o cérebro exercer as suas funções mais básicas e fundamentais.

REDUZ RISCOS DE DOENÇAS CARDÍACAS. Por serem fontes de fibras, o consumo de grãos integrais pode contribuir para a saúde do coração, reduzindo a pré-disposição ao surgimento de doenças.

ALIADO CONTRA O DIABETES. Estudos apontam que a ingestão de fibra insolúvel, encontrada no grão integral, está associada ao menor risco de diabetes do tipo 2.

FAVORECE A SAÚDE INTESTINAL. As fibras também são aliadas do intestino, pois ajudam a melhorar a formação e eliminação das fezes.

Consumo de grãos auxilia no treino de alta intensidade

Exercícios de alta intensidade como crossfit, funcional fight e corrida exigem energia, muita energia! O consumo de grãos e derivados antes, durante e pós-treino fornecem carboidrato ao corpo, nutriente que ajuda a dar aquele “gás” e evita a fadiga entre uma série e outra que, convenhamos, pode minar a animação para continuar.

O alimento contribui ainda para a melhora do condicionamento cardiovascular e respiratório, para o aumento da força e resistência, além da melhora de flexibilidade, agilidade e coordenação. Também age diminuindo o estresse.

“Consumido antes e durante o treino intenso, esse carboidrato [encontrada nos grãos] ajuda a melhorar o desempenho e a manter o açúcar no sangue. Depois da atividade, é importante para repor o estoque de energia, além de contribuir para a manutenção da massa magra, principalmente nesse tipo de exercício [de intensidade], que exige do praticante o máximo desempenho”, explica a nutricionista Beatriz Botequio.

Ela explica que os carboidratos complexos, como pães e biscoitos podem ser consumidos 30 minutos antes do treino. No pós-treino, deve-se combinar carboidrato e proteína de fácil absorção. Uma boa dica são lanches de pão integral com atum ou queijos magros.

 

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