7 alimentos contra a celulite

Incômodo estético possui várias causas, mas está relacionado, principalmente, ao acúmulo de gordura corporal e retenção de líquidos


A celulite é o pesadelo de oito em cada dez mulheres, segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). Tratamentos estéticos e a prática de exercícios físicos podem ajudar a amenizar o aspecto “casca de laranja” que acomete coxas, bumbum e abdômen e há quem diga que, apostar em determinados alimentos, pode contribuir para a batalha contra esse incômodo feminino.

De acordo com a nutricionista Ione Leandro, para combater e amenizar a celulite, uma ótima opção são alimentos ricos em fibras e vitaminas, com antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias. “Como as toxinas se alojam no tecido adiposo, o consumo de alimentos que promovem a desintoxicação ajuda bastante no funcionamento do intestino, eliminamos as substâncias que podem se acumular entre as células e causar inflamações”, explica.

Foto: Freeimages.com
Banana é um dos alimentos que ajuda no combate à celulite

Consultoria: Onodera Estética e Mundo Boa Forma

Efeito iô-iô das dietas
A celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células sob a pele, fazendo com que as células fiquem cheias e endurecidas. Por causa disso, o local apresenta ondulações e nódulos, principalmente nas áreas de largos depósitos de células como quadris, pernas e abdômen. Gordura em excesso é um dos principais fatores que influenciam o seu aparecimento, porém não é o único: genética, falta de elasticidade da pele, sedentarismo, alterações na microcirculação, desidratação e mesmo o efeito iô-iô das dietas (comprometem a elasticidade do tecido) também são alguns dos fatores causadores da celulite. Resumindo, esteja acima do peso ou com o corpo em dia, toda mulher está sujeita a esse “mal” estético.

Dieta adequada

ALIMENTOS QUE AJUDAM. Nutricionista elenca sete gêneros alimentícios que ajudam a eliminar as toxinas e reduzem o volume das células

ALIMENTOS INTEGRAIS. Ricos em fibras, melhoram o funcionamento intestinal, o que inibe a absorção de toxinas e ainda elimina as impurezas que podem prejudicar o quadro da celulite. Vale apostar em pães integrais e cereais, arroz e massas integrais, além de alimentos como quinoa e cevada.

FOLHAS VERDES ESCURAS. Verduras como rúcula, almeirão, espinafre e couve melhoram a circulação e ajudam a desintoxicar o organismo. Por serem antioxidantes, ainda combatem os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce.

GENGIBRE. Acelera o metabolismo e tem propriedades anti-inflamatória e antioxidante, beneficiando a absorção de gorduras.

VITAMINA C. Presente no limão, laranja, tangerina, abacaxi e acerola é um poderoso antioxidante, anti-inflamatório e reduz as lesões celulares causadas pelos radicais livres, eliminando as toxinas, diminuindo o volume das células e aumentando os níveis de colágeno.

BANANA. Por conter potássio, a fruta ajuda no processo de drenagem linfática, além de regular o intestino e diminuir a absorção de gorduras.

FRUTAS VERMELHAS. Morango, framboesa, amora, cranberry, mirtilo, goji berry e açaí são riquíssimas em vitamina C e A e, por serem antioxidantes, combatem os radicais livres, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina.

CHÁ-VERDE. Famoso pela sua ação antioxidante e diurética, é um ótimo aliado no controle da celulite. Caso sinta muito amargo, misture com hortelã, erva-cidreira ou erva-doce.

Não esqueça a água!

A água é uma excelente aliada no combate contra a celulite. As células de gordura parecem mais proeminentes sob peles não-saudáveis e desidratada; por isso, beber bastante água ao longo do dia é essencial para melhorar a aparência das áreas afetadas. Outra forma de manter o corpo hidratado é ingerir alimentos com alta quantidade de água como melão, uva, tomate, melancia, vegetais de folhas e pepino. Além de hidratar, é importante fornecer ao corpo nutrientes valiosos que podem auxiliar na redução de acúmulo de gordura.

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