Volkswagen renova linha de caminhões

Família Delivery estreia quatro versões de transmissão manual com seis velocidades, além da opção automatizada, em fase de desenvolvimento


O segmento de leves é responsável por aproximadamente 31% das vendas de caminhões no Brasil. Esse expressivo crescimento no “share” dos leves é movido pelas mudanças de legislação de trânsito, que restringem cada vez mais a circulação de caminhões maiores nas cidades.

De olho nessa transformação mercadológica, a MAN Latin América, que produz os caminhões e ônibus das marcas Volkswagen e MAN, acaba de lançar no Brasil a nova linha Delivery. Com os seis novos modelos, a linha leve da Volkswagen foi ampliada de 5 para 11 variantes – incluindo a Express, o menor modelo da linha Delivery. A nova linha agora abrange capacidades de 3,5 toneladas até 13 toneladas, nos modelos Express, 4.150, 6.160, 9.170, 11.180 e 13.180.

Em termos de design, segue um estilo limpo, de aspecto quase oriental. A grade é longilínea e o emblema da VW surge em uma dimensão mais elegante. O bloco óptico multifunção reúne farol alto e baixo, luz indicadora de direção frontal e luz posição frontal.

Foto: Divulgação
Volkswagen renova linha de caminhões

A lente de policarbonato oferece proteção contra batidas e pedras. As lanternas de posição laterais, indicadoras de direção laterais e delineadoras são de tecnologia LED. Defletores de ar estão integrados de forma harmônica às características visuais, desde a lateral da porta até a grade dianteira e os faróis.

O menor dos Delivery, chamado de Express, tem a proposta de reunir os atributos de um caminhão grande, tais como espaço interno e robustez, em um veículo pequeno e com design moderno. E com a vantagem de poder ser dirigido por motoristas com habilitação categoria B, a mesma dos automóveis.

O preço da versão chassi-cabine ficará em R$ 118 mil e o veículo será oferecido também em versões caçamba e baú, já encarroçadas pela Randon. O Delivery de 4 toneladas é outra aposta dentre os modelos, já que contará com financiamento via Finame.

O novo Delivery de 6 toneladas chega, junto dos modelos de 9 e 11 toneladas, com atributos para superar os atuais Delivery. E o 13.180, com terceiro eixo, passa a ser a maior capacidade de carga do novo portfólio leve da Volkswagen. Os novos modelos têm três versões de acabamentos e equipamentos: a City, de entrada, a intermediária Trend e a Prime, que investe em aspectos visuais e de conforto diferenciados.

Motor

Únicos da nova linha dotados com tecnologia EGR, o Delivery Express e o 4.150 são equipados com o motor Cummins ISF de 2,8 litros, os veículos alcançam 150 cv e um torque máximo de 36,7 kgfm.

Para o Delivery 6.160, o motor também é o Cummins ISF, de 2,8l, mas desta vez com solução SCR para o pós-tratamento. Sua potência chega a 160 cv e o torque máximo fica em 43,8 kgfm.

Os veículos de 9, 11 e 13 toneladas, por sua vez, estão com o Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR. Os três registram o torque máximo em 61,2 kgfm, variando a potência entre 165 e 175 cv.

 

Marca investe na mudança interior do Delivery

O interior da nova linha Delivery investe em itens ergonômicos e de design para diminuir o desgaste do motorista e passageiros. Peças interiores e as dimensões da cabine foram aperfeiçoadas. No volante, de menor diâmetro, a coluna de direção é ajustável em altura e profundidade.

O novo Delivery sai de fábrica com sistema de chicote elétrico preparado para a instalação de rádio, alto-falantes e climatizador, sem que seja necessário comprometer suas características originais. Os assentos são feitos com tecidos de alta resistência e hidro-repelentes, que não mancham.

No painel, a função econômetro indica se a direção está sendo eficiente em termos de consumo de combustível. Uma série de porta-objetos facilita a organização do motorista, incluindo consoles que comportam garrafas de até dois litros.

O encosto do banco central, rebatível, serve de mesa e apoio para o motorista fazer anotações ou para uma refeição rápida em suas entregas.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter