Triumph investe em linhas clássicas com a Street Twin

Preço atraente e tecnologia são armas da motocicleta que chega para disputar espaço com Honda e Yamaha


Não é fácil disputar mercado com as marcas japonesas. As fabricantes nipônicas costumam unir custo e qualidade de construção de forma quase insuperável. A saída para as marcas europeias foi buscar características que as diferenciasse, como luxo, design ou esportividade extrema. Mas isso, as japonesas também podem oferecer. O que as marcas nipônicas não têm é tradição.

Foi a partir disso que a Triumph decidiu apostar, na virada do século, nas motocicletas retrô – no que foi seguida por Ducati e BMW. Hoje, a marca britânica tem no Brasil uma linha de modelos retrô que emplacou quase 500 unidades em 2016. Metade delas da nova Street Twin, que chegou ao mercado em abril de 2016.

Ajuda neste desempenho o fato de a Street Twin ser a mais barata em as chamadas “clássicas modernas” da Triumph – custa R$ 36.500. Mas o modelo tem outros atrativos além do preço. Apesar de o nome fazer referência a um modelo criado em 1939, o visual reproduz as motos street dos anos 1960 e 1970.

Foto: Divulgação
Uma das apostas da Triumph é na personalização das motocicletas que começam a ser vendidas no mercado nacional

Eletrônica
Toda a linha Bonneville, composta ainda pelos modelos T120 e Truxton, utiliza um novo quadro, em berço duplo e tem um bom nível de eletrônica embarcada. Como adotaram acelerador eletrônico – ride-by-wire –, foi possível implementar sistemas de auxílios dinâmicos, como controles eletrônicos de estabilidade e de tração. Mas dependendo da posição do modelo na gama, estes sistemas têm mais ou menos recursos. Como é o modelo de entrada, a Street Twin dispõe apenas de controle de tração.

Na linha de modelos retrô da Triumph, a Street Twin é a que tem o menor motor. São 900 cc que rendem 55 cv, com um torque de 8,16 kgfm a apenas 3.200 giros – T120 e Truxton utilizam propulsores de 1.200 cc.
Uma das apostas da Triumph é na personalização. O modelo oferece três kits prontos, sem custo adicional: o despojado Scrambler, o agressivo Brat Tracker e o casual esportivo Urban. Cada um composto por elementos específicos como escapamento, banco, para-brisas, bolsa lateral, pedaleiras e guidão. Embora o visual básico da Street Twin seja dos anos 1960, com os kits, ela pode ficar mais parecida com os modelos de anos próximos da Segunda Grande Guerra.

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