Scania completa 60 anos de Brasil

Marca faz seis décadas no país com imagem “premium” e modelos importantes no mercado nacional de caminhões e ônibus


No dia 2 de julho de 1957, na capital paulista, era inaugurada a Scania-Vabis do Brasil S/A – Motores Diesel. A empresa montava veículos que vinham desmontados da Suécia. No ano seguinte, a empresa lançou o L 75, seu primeiro caminhão que podia ser considerado “made in Brazil”. Ao longo de suas seis décadas de Brasil, a Scania se firmou como uma marca “premium” de caminhões e ônibus, com uma imagem bem consolidada entre os frotistas brasileiros.

Em 2017, a marca sueca inicia a comemoração dos seus 60 anos de Brasil com o lançamento de uma edição especial comemorativa, que homenageia o lendário caminhão T113 e conta com os modelos R 440 e R 480. Apenas 60 unidades serão produzidas. Ainda como parte das comemorações, a Scania acaba de anunciar um investimento de 2,6 bilhões no Brasil até 2020, que serão usados na modernização da fábrica brasileira – que exporta para 30 países -, no lançamento de novos produtos e na rede de concessionárias.

São Bernardo
Um ano depois do primeiro caminhão, a Scania inaugurou sua fábrica no bairro do Ipiranga, na capital paulista. A concessionária gaúcha Brasdiesel recebeu os três primeiros caminhões produzidos diretamente pela Scania no Brasil, em junho de 1960. Só em 1962, a fábrica se mudou para São Bernardo do Campo, onde está até hoje. A unidade industrial do ABC Paulista se tornou a primeira unidade industrial para a produção de caminhões, ônibus e motores da Scania fora da Suécia.

De lá para cá, as novidades nas linhas de montagem brasileiras da Scania se sucederam com velocidade cada vez maior. Nas décadas seguintes, a fábrica da Scania fez parte da História do Brasil, ao tornar-se um dos berços do movimento sindical brasileiro. Também foi palco de algumas das primeiras greves de metalúrgicos nos tempos da Ditadura Militar no Brasil.

Produtos mais emblemáticos da Scania no Brasil


L 75 (1958)
Com 35% de nacionalização e dentro das exigências do governo na época, tornou-se o primeiro Scania produzido no Brasil. Vendido entre 1959 e 1963, ficou conhecido como o ‘’Rei das estradas’’. O motor era um D-10, com 165 cv.


Ônibus B 76 (1963)
Primeiro ônibus produzido na recém-inaugurada fábrica de São Bernardo do Campo, com um novo motor de dianteiro de 195 cv e direção hidráulica, o B76 substitui o pioneiro B75, montado na fábrica do Ipiranga. Seu sucesso ajudou a consolidar a Scania no segmento de transporte coletivo no Brasil.


LK 140 (1974)
No Salão do Automóvel de 1974, em São Paulo, a Scania apresentou o modelo LK 140, que inaugurou, no Brasil, o conceito de cabine avançada, logo batizada de “cara chata”.


LT 111 (1976)
Chegam os caminhões L, LS e LT 111, da Série 1. O último e mais bem-sucedido capítulo de uma era que durou mais de 20 anos, os chamados “jacarés”.


LH 141 (1979)
Protagonizado pelos inseparáveis caminhoneiros Pedro e Bino, vividos pelos atores Antônio Fagundes e Stenio Garcia, o seriado ‘Carga Pesada”, da Rede Globo, foi um estrondoso sucesso de audiência. Tanto que ajudou a divulgar os atributos do “terceiro protagonista”: o caminhão LH 141, que levava a dupla pelas suas aventuras nas estradas brasileiras.


Série 2 Linhas R e T (1981)
Apenas seis meses após o lançamento na Europa, a linha R chegou ao Brasil, em versões com cabina avançada ou “cara chata” e motores de 305 e 388 cavalos. No mesmo ano, a Scania apresenta a linha T, de cabina com capô, nas versões simples ou leitos e diversos opcionais.


Série 3 (1991)
Com novos motores e uma nova caixa de mudanças, os novos caminhões da Linha 113/143 tinham potências de até 450 cv, a maior do mercado à época. Os novos veículos são os caminhões T 113 e R 113 e 143 H e E, nas configurações 4×2, 6×4 e T 113 HK 6×6.


Série 4 (1998)
Dois anos após serem lançados na Europa, os caminhões da Série 4 trazem novidades como o Scania Retarder, sistema de freios auxiliares que oferece mais segurança, conforto, desempenho e amplia a durabilidade dos freios convencionais.


Séries P, G e R (2007)
As Séries P, G e R chegam ao Brasil com diversos recursos tecnológicos que oferecem conforto e segurança ao motorista e redução de custos operacionais ao transportador.


Streamline (2013)
Disponível para as cabines rodoviárias já existentes G, R e R Highline, o novo conceito de solução de transporte Streamline surge com a missão de proporcionar tudo o que a marca pode entregar em termos de economia de combustível, disponibilidade e rentabilidade.


Ônibus biometano e GNV (2016)
Os modelos K280 4X2, o K280 6X2 e o articulado K320 6X2/2 são movidos a GNV ou biometano – combustível produzido a partir de resíduos orgânicos e agrícolas ou até mesmo dejetos animais.


Série Especial 60 Anos (2017)
A edição especial comemorativa de 60 anos homenageia o T113, o mais emblemático modelo da Série 3, apresentado em 1991. Para evocar o clássico caminhão, foram escolhidos os modelos R 440 e R 480, de versões Highline Streamline.

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