Nova versão do 3008 abusa da tecnologia autônoma

Carro francês começa a ser vendido nas concessionárias brasileiras em março


As tecnologias autônomas de direção automotiva vieram para ficar. Depois de surgirem nas marcas de luxo, os sistemas eletrônicos que assumem o controle da direção e dos freios dos veículos para evitar acidentes se alastram cada vez mais pelas versões “top” de linha das marcas generalistas. É o caso do modelo Griffe Pack do 3008.

Apresentado como novo topo de gama da linha 2019 do SUV da Peugeot, o modelo chega às concessionárias da marca em março e incorpora diversas tecnologias que buscam impedir que um motorista desatento cometa “lambanças”. Para tanto, quando há iminência de acidentes, o carro as detecta previamente e chega a assumir o comando e acionar a direção ou os freios para evitar danos.

Foto: Divulgação
O carro permite uma tocada esportiva, com acelerações e retomadas mais que eficientes

A Peugeot deu ao seu conjunto de tecnologias autônomas do 3008 Griffe Pack a denominação de ADAS – sigla para “Advanced Driver Assistance System” ou sistema avançado de assistência ao motorista.

Os sistemas mais “autoritários” desse “pacote” são o Active Safety Brake, que proporciona alerta de colisão e frenagem automática de emergência mesmo sem o motorista pisar no freio, a Correção e Alerta de Permanência em Faixa, um detector de ultrapassagem involuntária de linha que devolve sozinho o carro à faixa correta, e o Sistema de Ponto Cego Ativo, uma tecnologia ativa de vigilância de ponto cego que impede que o motorista mude de faixa em caso de iminente colisão.

Além desses, há sistemas de segurança mais triviais, como o Detector de Fadiga, que deflagra um alerta visual e sonoro assim que considerar que o comportamento do condutor denota certo grau de sonolência ou distração, a Assistência de Farol Alto, que providencia a comutação automática de faróis altos/baixos, o Leitor de Sinalização de Velocidade, que reconhece as placas de velocidade e recomendações e as exibe no painel de instrumentos, e o piloto automático inteligente, que é um regulador de velocidade adaptativo com sistema de parada. Na hora de estacionar, o Visiopark é um assistente de estacionamento que ajuda nas manobras.

Motor

Incrementos tecnológicos à parte, o Griffe Pack preserva os atributos estéticos e mecânicos da versão Griffe da linha 3008. O trem de força é o mesmo motor 1.6 THP de 165 cv, abastecido apenas com gasolina, aliado ao câmbio automático de seis marchas equipado com comando por impulso elétrico e modo Sport.

A linha 2018/2019 do 3008 Griffe Pack custa a partir de R$ 154.990, exatos R$ 9 mil a mais que o modelo Griffe, que parte de R$ 145.990. A Peugeot avalia que os principais concorrentes da versão mais equipada do 3008 sejam Chevrolet Equinox Premier, o Hyundai Tucson Limited, Jeep Compass Limited e Audi Q3 Ambiente.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!