Motocicleta KTM 1290 dá banho em tecnologia

Modelo se destaca no segmento das off-road disponíveis no Brasil


Foto: Divulgação
Durante a pilotagem da KTM 1290 foi possível perceber que o controle de tração leva o ABS ao seu limite

A KTM 1290 Super-Adventure R é uma moto que provoca sensações “de outro mundo” em quem pilota. O uso de equipamentos que acertaram seu centro de gravidade e a suspensão que transmite confiança faz da motocicleta uma autêntica off-road do segmento, recheada de tecnologia, e que vai com facilidade a qualquer lugar e sob qualquer piso.

A suspensão WP da KTM 1290 Super-Adventure R tem 220 mm de curso tanto atrás como na frente. Ela pode se comprimir ao máximo e ter um comportamento totalmente controlável enquanto trabalha continuamente no chão irregular. Tudo é ajustável, o que permite uma calibração aperfeiçoada para cada peso e tipo de terreno. Para evitar desequilíbrios e quedas por conta de objetos como pequenas pedras durante seu uso em situação off-road, a moto conta com um amortecedor controlador de direção que atenua gradualmente a oscilação do guidão.

Algo que ainda não se tinha visto em outras motos é a tela de controle de 6,5 polegadas em cores com Gorilla Glass, que adapta automaticamente o brilho à quantidade de luz ambiente. Uma função bastante cômoda dessa tela é o KTM My Ride, que usa a conexão Bluetooth para smartphones para reproduzir áudio e receber chamadas.

Design
Visualmente, o destaque vai para o grupo ótico de luzes em leds de tamanho reduzido. Normalmente, em algumas motos ou carros, esse sistema agrega muito peso, já que precisa de ventiladores para resfriar o circuito. Porém, na KTM 1290, a estrutura do farol é dividida pela metade, de forma que no centro dos semifaróis existe uma entrada de ar que permite a passagem do vento pela parte de trás da peça, o que mantém a temperatura na faixa ideal de operação.

Além disso, o refletor conta com sistema de curvamento do facho de luz que obedece ao sensor de inclinação do controle de estabilidade. Ele detecta o grau de inclinação da moto e com isso calcula a iluminação do interior da curva.