Hyundai apresenta o SUV compacto Kona

Carro é uma espécie de Creta para o mercado europeu, com equilíbrio entre dirigibilidade de um sedã e espaço interno de utilitário


A Hyundai quer ampliar sua presença no mercado europeu no segmento que mais tem crescido nos últimos anos, o de SUVs compactos. Enquanto no Brasil a marca atua com o Creta, um que é baseado no sedã médio Elantra, a montadora coreana lançou na Europa o Kona, que compartilha plataforma com o SUV compacto Kia Stonic, que por sua vez se baseia no compacto Rio. Segundo a marca, o modelo consegue um bom equilíbrio entre dirigibilidade de um sedã e espaço interno de utilitário.

Por fora, o Hyundai Kona tem aparência futurista, com linhas elegantes e bem definidas. A frente é bem “expressiva” e chama atenção pelo formato em cascata da grade juntamente com o novo grupo ótico com luzes diurnas em leds. A carroceria é robusta e a personalidade do carro é completada pelas rodas de liga leve de 18 polegadas.

No interior, o destaque vai para o head-up display, que garante uma direção mais segura por não exigir que o motorista tire a visão da estrada para observar as informações do painel. O sistema multimídia tem compatibilidade para as plataformas Apple CarPlay e Android Auto, com tela sensível ao toque de sete polegadas. Há também sistema de áudio da marca Krell, com amplificador e seis alto-falantes.

Foto:
O carro possui linhas atraentes e que chamam atenção, com faróis em led e o teto de duas cores

Combustível
O Kona está disponível com duas opções de motores a gasolina. Um é o 1.6 turbo, com 177 cv de potência associado a uma transmissão automática de dupla embreagem. Outro, um 1.0 de três cilindros, também turbo, com transmissão manual de seis velocidades e 120 cv de força. Mais adiante, a Hyundai vai lançar versões com motores a diesel, com potências de 115 e 136 cv, além de uma versão 100% elétrica com autonomia de cerca de 500 km.

No quesito segurança, há frenagem autônoma de emergência com detecção de veículos e pedestres, assistente de faixa de rolagem e regulagem independente dos faróis. Tem também aviso de desvio de atenção por parte do motorista e detector de ponto cego. Já em relação aos preços, na Europa, a Hyundai está oferecendo o Kona a partir de 14.950 euros (R$ 58 mil). Não há planos para a venda do modelo no Brasil.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!