Dacia Duster 2018 ganha segunda geração na Europa

Modelo, que no Brasil é assinado pela Renault, mantém conceito de design de sempre, com pequenas mudanças no visual e interior


O Duster mudou, mas nem tanto. A romena Dacia mostrou na Europa a segunda geração do utilitário-esportivo, na linha 2018, que no Brasil recebe a assinatura da Renault. As mudanças são as mesmas que devem chegar ao modelo produzido em São José dos Pinhais planeja para 2019.

O SUV foi lançado lá fora há sete anos e já vendeu mais de um milhão de unidades. As mudanças, embora sejam sutis, dão ao carro um aspecto ainda mais robusto com algum refinamento.

Foto: Divulgação
Dacia Duster 2018

A evolução no Duster 2018, em relação ao modelo anterior, se concentra basicamente no aperfeiçoamento do que já fazia parte do carro. O design segue carregando os volumes e proporções do modelo visto no Brasil. E as poucas mudanças fizeram bem ao SUV.

Na frente, a grade se estende até os faróis que, agora, invadem parte das laterais – isso aumenta a sensação de largura do carro. Além disso, foi incorporado um protetor de cárter com dimensão maior para valorizar o visual off-road do modelo – o aplique de alta resistência, que se alonga até a grade, tem função de proteger a dianteira de riscos e arranhões.

Foto: Divulgação
Dacia Duster 2018

Há ainda assinatura em leds nos faróis, dividida em três segmentos, para rodagem diurna. A linha de cintura está mais alta, e o capô vem com desenho mais “arqueado”. Em cima, as barras longitudinais do teto agora são de alumínio.

Na traseira, a mudança fica por conta das lanternas que ganharam formato quadrado que lembra o Jeep Renegade. A luz de ré foi deslocada para o para-choque, próxima à lanterna de neblina. A saída de escape ganhou ponteira de cor cromado acetinado e está com maior dimensão.

Foto: Divulgação
Dacia Duster 2018

Outra alteração importante no Dacia Duster 2018 é o avanço do para-brisa para frente em 10 cm. Segundo a marca romena, essa alteração dá ao habitáculo uma maior percepção de espaço e acentua o desenho robusto do modelo.

Para completar, as rodas agora vêm com aro de 17 polegadas em alumínio e preto fosco e as caixas de roda dianteiras com um repetidor de seta logo abaixo da tomada de ar.

Foto: Divulgação
Dacia Duster 2018

Por dentro, a renovação foi total. O Duster 2018 perdeu completamente a ligação que tinha com o Logan e o Sandero e, embora ainda simples, adotou aparência própria. Há central multimídia num lugar mais alto do cluster, logo abaixo das saídas do ar-condicionado, que agora é digital.

Opções

Na Europa, a Dacia oferta o modelo com opções de propulsores a gasolina e a diesel, com transmissão manual ou automatizada de dupla embreagem e tração dianteira ou integral.

Foto: Divulgação
Dacia Duster 2018

Por aqui, a Renault deve manter a atual gama: o 1.6 SCe de 120 cv, com câmbio manual de cinco marchas ou CVT, e o 2.0 litros de 148 cv de potência, com transmissão manual de seis marchas ou automática de quatro velocidades e opção de tração dianteira ou nas quatro rodas. A expectativa é de que o novo Duster chegue ao Brasil no início de 2019.

 

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter