Audi S3 passa por face-lift e fica mais moderno

Ainda sem previsão de chegada ao Brasil, o modelo já começa a rodar nas ruas dos EUA e da Europa


A história da linha A3, da Audi, começou em 1996, quando a marca alemã apresentou ao público um hatch posicionado abaixo do A4. Mas só no modelo 2013 chegou à carroceria sedã, em sua terceira geração. Agora, o recente facelift promovido no três volumes – que é produzido no Brasil, na fábrica da Audi em São José dos Pinhais, no Paraná – foi estendido à versão apimentada S3. Ainda não há uma previsão de chegada do carro ao mercado nacional, mas a tendência é que a próxima remessa importada já chegue com as mudanças visuais vistas na Europa e nos Estados Unidos.

As inovações impostas ao S3 sedã se resumem a uma sutil mudança de visual da atual geração, lançada em 2012. As dimensões continuam exatamente as mesmas – são 4,47 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,39 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. Como se vê na maioria dos facelifts, o redesenho está focado na nova aparência dos faróis de xênon, na assinatura de leds frontal e nas rodas de 17 polegadas – conjunto que deixou o visual do carro mais moderno.

Foto: Divulgação
O melhor que se pode encontrar neste Audi surge quando se liga o motor e se chega aos 100 KM em 5 segundos

Interno
Por dentro, o S3 Sedã 2017 é dotado de uma série de decorações que exprimem uma sensação mais “picante” na cabine, como o volante e assentos esportivos, por exemplo. O painel de instrumentos deixou de lado os mostradores analógicos para dar lugar ao Virtual Cockpit: uma tela de 12,3 polegadas de alta resolução que permite acompanhar todas as informações do veículo, desde o velocímetro e tacômetro até o sistema de entretenimento e navegação. No centro do cluster, há outra tela de sete polegadas que é guardada eletricamente. Ela exibe, por exemplo, imagens da câmara de ré e dá as direções do sistema de GPS. Em vez de controle tátil, a central só aceita comandos pelo “pad” e pelo controle giratório localizado no console central.

Liberal Motors – BC

Sob o capô, o S3 Sedã 2017 mantém a mesma motorização da gama passada: o 2.0 turbo de 280 cavalos, que aparecem entre 5.500 e 6.200 rpm, e torque de 38,7 kgfm, que aparece entre 1.800 e 5 mil giros. A transmissão fica por conta da caixa S-Tronic, automatizada de sete marchas e de dupla embreagem. Com esse conjunto, o modelo é capaz de ir aos 100 km/h, partindo da imobilidade, em 4,9 segundos. A velocidade máxima é controlada eletronicamente para até 250 km/h – opcionalmente pode ser ampliada para 280 km/h.

O preço do Audi S3 2017 nos EUA começa em US$ 42.900 na variante Premium Plus (R$ 136 mil) – e chega aos US$ 48.400 (R$ 153 mil).