Sinais que indicam que você tem problemas de circulação

Antes de os vasinhos ou as varizes aparecem pela primeira vez nas pernas, é possível suspeitar que algo pode não estar cem por cento certo


O corpo costuma dar alguns sinais quando algo está afetando o organismo. Com os problemas de circulação, isso também ocorre. Antes de os vasinhos ou as varizes aparecem pela primeira vez nas pernas, é possível suspeitar que algo pode não estar cem por cento certo apenas observado a ocorrência de algumas alterações associadas à condição.

A percepção de qualquer uma delas significa que a saúde precisa de cuidados. Ignorar os sinais, mesmo que seja apenas um deles, pode colocar o bem-estar em xeque e permitir uma evolução pouco promissora da condição, capaz de comprometer o funcionamento do coração e dos pulmões.

Geralmente, são as mudanças no fluxo e na direção da corrente sanguínea os principais motivos para o surgimento dos sintomas relacionados aos problemas de circulação. Essas características se modificam e tornam-se anormais quando as veias têm dificuldades em cumprir suas funções.

Foto: Divulgação
Alguns sinais podem indicar problemas de circulação

O corpo todo sente quando isso acontece, porém, como as pernas são os membros em que esses danos mais aparecem, é nelas que concentram-se praticamente todas as sensações provocadas pela existência de problemas de circulação.

Principais sensações percebidas por pessoas com problemas de circulação são as dores nas pernas. As varizes são veias dilatadas, que já não conseguem fazer com que o sangue siga das pernas em direção ao coração. Sem conseguir cumprir o trajeto natural, o fluido acaba indo na direção contrária, ou seja, retorna para as pernas e acaba se acumulando dentro da veia, a ponto de a circulação não conseguir mais fluir por ela. Essa interrupção é o que causa a dor nos membros inferiores

INCHAÇO

O motivo pelo qual o inchaço ocorre é semelhante ao relacionado à sensação de dor descrito acima. Em problemas de circulação, geralmente existe um desequilíbrio entre a quantidade de sangue que circula na perna e a que retorna para o coração.

O inchaço surge quando o retorno é menor do que deveria.
A vermelhidão identificada na perna é um indicativo da possibilidade de haver um problema vascular. O sintoma é, muitas vezes, confundido como sendo um sinal de erisipela, uma doença grave que afeta a pele.

A sensação de formigamento não é exclusivo de quem tem varizes. Por isso, quando é constante e incômodo, é preciso investigar o que pode estar causando. É muito comum a sensação de formigamento surgir em quem tem problemas de circulação.

QUEIMAÇÃO

Parte das condições que afetam a circulação do sangue também causam sensação de queimação nas pessoas afetadas. O sintoma pode ou não surgir em conjunto com os demais O importante é, sempre, procurar saber por que ele foi provocado e tratá-lo.

Fonte: www.vascularclinica.com br

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter