Reabilitação para quem tem bruxismo

Uma solução inovadora para os dentes desgastados são as lentes de contato dentárias, capas ultrafinas que são aplicadas sobre os dentes


Uma pesquisa divulgada pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), em agosto, revelou que o bruxismo atinge ao menos 30 milhões de brasileiros. Os índices são altíssimos, cerca de 15% a 23% da população mundial sofre com a doença caracterizada pelo ranger e apertar dos dentes.

Existem dois tipos de bruxismo: o do sono e o da vigília (quando ocorre durante o dia), e em geral são ligados a problemas emocionais, como o estresse. As consequências, por sua vez, podem ser gravíssimas. O desgaste das cúspides dos dentes (pontas na extremidade de contato dos dentes) pode acarretar até mesmo dificuldades na fala e impossibilidade de mastigar, o que ainda levaria a problemas estomacais.

Foto: Divulgação
As lentes de contato dentárias são capas ultrafinas de porcelana aplicadas sobre os dentes

Uma solução inovadora para os dentes desgastados são as lentes de contato dentais. As películas de porcelana de 0,2mm a 0,5mm, geralmente são procuradas por questões estéticas, também podem ser utilizadas para reconstruir as cúspides dos dentes e reabilitar o paciente. O tratamento pode ser feito em poucos dias e, além de melhorar o visual do sorriso, devolve todas as funcionalidades aos dentes.

“É uma das formas que nós temos de restabelecer as guias de oclusão. É uma questão funcional, não estética”, explica o dentista Guilherme Rocha. “Ao restabelecer as cúspides, que são as pontas dos dentes, você aumenta o poder de trituração do alimento”, afirma.

As lentes de contato dentárias são capas ultrafinas de porcelana aplicadas sobre os dentes que conseguem modificar totalmente um sorriso em poucos dias, tornando-o alinhado e branquinho. As lentes não têm contraindicação e possuem várias vantagens: não acumulam placas bacterianas, não alteram o formato e a coloração com o tempo e têm durabilidade de, no mínimo, dez anos. Esse procedimento é muito procurado por personalidades da mídia.

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter