Para que serve o colágeno?

Principal proteína do corpo humano, dá sustentação a pele e articulações


O colágeno é uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele, que é produzida naturalmente pelo corpo, mas que também pode ser encontrada em alimentos como carne e gelatina, em cremes hidratantes ou suplementos alimentares em cápsulas ou pó.

Esta proteína é muito importante para manter as células firmes e unidas, sendo não só importante para a pele mas também para outros tecidos como para a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações, melhorando a sua saúde.

Os suplementos de colágeno devem ser usados quando a concentração desta proteína diminui no corpo, causando sintomas como: diminuição da espessura dos fios de cabelo; aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele; surgimento de rugas e de linhas de expressão; aparecimento de estrias; pele fina e desidratada; diminuição da densidade dos ossos como nos casos de osteopenia e osteoporose por exemplo; enfraquecimento das articulações e dos ligamentos.

Foto: Freeimages.com
A melhor forma de combater o envelhecimento e manter a pele bem firme é consumir alimentos ou suplementos de colágeno

Quando estes sintomas estão presentes, pode ser necessária a suplementação com suplementos de colágeno. Além disso, estes produtos ricos em colágeno podem ser especialmente importantes a partir dos 50 anos de idade, quando ocorre uma redução drástica na produção de colágeno, o que ao longo do tempo leva a uma aparência cada vez mais envelhecida.

Porém, estes produtos apenas devem ser usados com acompanhamento do seu médico ou nutricionista, pois muitos suplementos de colágeno hidrolisado apresentam uma combinação de diferentes aminoácidos, vitaminas e minerais.

Para repor o colágeno no organismo pode-se fazer uma alimentação rica neste nutrientes, sendo por isso importante consumir alimentos ricos em colágeno como: carnes vermelhas; carnes brancas; gelatina; geleia de mocotó.

A melhor forma de combater o envelhecimento e manter a pele bem firme é consumir diariamente estes alimentos ou suplementos alimentares de colágeno hidrolisado em cápsulas, pó ou comprimidos, que vão ajudar a repor os níveis de colágeno no corpo.

Porém, é preciso que tome sempre o colágeno junto com alimentos ricos em vitamina C como laranja, kiwi, abacaxi ou mamão, pois é esta vitamina a responsável por permitir a absorção do colágeno pelo organismo.

7 dúvidas comuns sobre o colágeno

1. Para que serve o colágeno?
Ele é naturalmente produzido pelo organismo até os 25 anos de idade e serve para dar sustentação aos tecidos do corpo como pele, articulações, vasos sanguíneos e músculos deixando-as sempre firmes. Após esta idade, sua produção começa a diminuir, aparecendo os primeiros sinais de envelhecimento.

2. Porque a perda de colágeno prejudica a saúde?
O colágeno tipo 2 é a principal molécula responsável pela elasticidade e consistência da pele e das cartilagens, dentro das articulações. Após os 25 anos a sua produção começa a diminuir e os efeitos começam a aparecer. A pele começa a ficar mais flácida, e as linhas de expressão no rosto começam a aparecer. Você pode notar uma linha entre o canto do nariz e a boca, as pálpebras podem ficar mais caídas e os pés de galinha podem surgir. As articulações começam a ficar mais frouxas e com o passar do tempo, vão tendo menos instabilidade, favorecendo a artrose, onde um osso pode tocar no outro causando dor e desconforto.

3. Quais são as fontes de colágeno?
Os alimentos ricos em proteínas como carnes de vaca, frango, porco, peru, peixe e ovos são as principais fontes de colágeno, mas para garantir a sua produção também é preciso ingerir ômega 3 e vitamina C na mesma refeição.

4. Qual a vantagem de tomar colágeno hidrolisado?
A principal vantagem é garantir que o corpo recebe a quantidade ideal todos os dias e como ele é fracionado, é mais facilmente absorvido. Este suplemento contém altas concentrações de prolina, hidroxiprolina, alanina e lisina, que estimulam a produção das fibras de colágeno tipo 2 pelo corpo.

5. Colágeno hidrolisado engorda?
Não engorda porque sua fórmula não tem calorias, e ainda melhora a aparência, deixando a pessoa mais jovem e mais saudável. Este suplemento não aumenta o apetite, nem causa retenção de líquidos.

6. Qual o risco de consumir mais de 10g diariamente?
O risco é o de sobrecarregar os rins, porque todo colágeno excedente será eliminado através da urina.

7. Porque as mulheres sofrem mais com a perda de colágeno?
O estrogênio é um dos hormônios que ajuda a sintetizar o colágeno e além das mulheres terem naturalmente uma menor quantidade de colágeno no corpo que os homens, com o processo natural do envelhecimento essa quantidade diminui, e assim as mulheres podem apresentar os primeiros sinais de envelhecimento na pele e nas articulações mais cedo que os homens da mesma idade.

Basicamente a principal fonte de colágeno são as proteínas, e no caso de vegetarianos que optam por não consumir proteína de origem animal pode ser um pouco mais difícil conseguir atingir a dose diária recomendada.

Assim, quem é vegetariano deve ser orientado por um nutricionista para que, através da combinação de alimentos de origem vegetal consiga garantir a quantidade de colágeno que o corpo precisa, como arroz e feijão, soja e trigo ou castanhas e milho, por exemplo.

Fonte: Aleksana Viana, dermatologista / www.tuasaude.com

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter