Nove dicas para ter um 2018 próspero na saúde

Beber água, usar escadas e dormir bem são atitudes que podem melhorar a qualidade de vida: atitudes que podem e devem ser começadas imediatamente


O Verão chegou e com ele o calor e a possibilidade da baixa umidade do ar, fazendo com que o corpo perca muita água para manter a temperatura. Esse processo, porém, muitas vezes não é percebido pelas pessoas, já que o sistema respiratório umidifica o ar que chega aos pulmões (quanto mais seco o ar, mais água é perdida). Com isso, as chances de desidratação aumentam consideravelmente, principalmente em idosos, crianças e pacientes com câncer.

Segundo Daniel Benitti, cirurgião vascular, se puxar a pele e ela não voltar rapidamente à posição inicial, a pessoa está desidratada. Além disso, outros sintomas incluem: boca seca; pele enrugada; saliva espessa; urina escura ou nenhuma urina; tontura; dor de cabeça.

Foto: Fotolia
No Verão as chances de desidratação aumentam consideravelmente

Daniel Benitti, cirurgião vascular explica: “Alterando pequenos detalhes no dia a dia, a qualidade de vida melhora muito. Não adianta tomar remédio para gastrite e viver estressado, por exemplo, ou querer controlar o colesterol e não se exercitar ou se alimentar corretamente. Normalmente, a pessoa desidratada sente sede, mas idosos e crianças não costumam se queixar, então é importante prestar muita atenção nesses sinais”.

É importante evitar o consumo de café e álcool, pois eles podem aumentar os efeitos da desidratação. No segundo caso, principalmente, quando o organismo tenta eliminar a substância pela urina, o corpo perde muita água. O que fazer quando a pessoa está desidratada? Se a pessoa estiver confusa, com alteração do nível de consciência, o ideal é procurar ajuda médica.

Confira 9 dicas para ter um 2018 próspero, segundo o cirurgião vascular Daniel Benitti

1. Beba água
As pessoas sempre acham que bebem bastante água, mas, na realidade, não tomam o suficiente. Dois litros por dia podem melhorar a dor de cabeça e regular o intestino, por exemplo.

2. Use escadas
O simples ato de subir um andar ou descer dois pelas escadas irá contribuir para a atividade física diária e fortalecer as pernas.

3. Ande 10 minutos por dia
Caminhar ajuda muito a saúde vascular, além de fortalecer as pernas e o coração.

4. Vá para a cama meia hora antes
Descansar é fundamental para o bom funcionamento do corpo, o que significa dormir de 7 a 8 horas por noite. Não leve o celular, tablet ou computador para a cama, nem ligue a televisão. Isso atrapalha a qualidade do sono.

5. Corte o refrigerante
Esse tipo de bebida, além de ter muito açúcar, também tem alto teor de sódio. Troque por água ou suco.

6. Mexa as pernas
Movimentar os membros inferiores por 10 segundos a cada hora ajuda bastante na circulação. O simples hábito de levantar para tomar um copo de água basta. Não fique muito tempo parado e sentado, pois isso pode dar trombose!

7. Coma um bom café da manhã
Essa é a principal refeição do dia, então valorize o café da manhã.

8. Consuma verduras e legumes
Coloque sempre uma porção nas refeições. Além de manter o equilíbrio intestinal, ajuda a controlar o peso e as triglicérides.

9. Substitua as comidas prontas
Embora sejam práticas e de fácil acesso, elas têm alto teor de sódio. Procure se alimentar com alimentos frescos e recém preparados.

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