Fique atento com a alergia ao chocolate

Os sintomas normalmente são coceira, vermelhidão na pele, falta de ar, tosse, inchaço, gases, pressão baixa e dor de cabeça


A alergia ao chocolate na verdade não é relacionada ao doce em si, mas sim a algum dos ingredientes que estão presentes no chocolate, como leite, cacau, amendoim, soja, castanha, ovo, essências e conservantes.

Foto: Fotolia
É necessário excluir todos os alimentos que causam a alergia para evitar novas crises

Na maior parte dos casos, o ingrediente que mais causa alergia é o leite, sendo necessário observar se a pessoa também sente os sintomas da alergia quando consome o próprio leite e seus derivados, como iogurtes e queijos.

Os sintomas normalmente são coceira, vermelhidão na pele, falta de ar, tosse, inchaço, gases, pressão baixa e dor de cabeça. Também podem surgir sintomas respiratórios como tosse, secreção nasal, espirros e respiração com chiado.

Na presença desses sintomas, especialmente em bebês, deve-se procurar um médico alergologista para fazer testes e, assim, descobrir qual o alimento causador da alergia.

INTOLERÂNCIA
Ao contrário da alergia, a intolerância ao chocolate é menos grave e causa sintomas menores e mais passageiros, como dor no estômago, inchaço abdominal, excesso de gases, vômitos e diarreias. Ela é o reflexo de uma má digestão de algum ingrediente do chocolate, e também está ligada principalmente ao leite de vaca.

A principal diferença entre alergia e intolerância alimentar é o tipo de resposta que o organismo tem quando está em contato com o alimento. Na alergia há uma resposta imunológica imediata, isto é, o organismo cria anticorpos como se o alimento fosse um agente agressor e por isso os sintomas são generalizados.

Já na intolerância alimentar o alimento não é digerido corretamente e, dessa forma, os sintomas surgem principalmente no sistema gastrointestinal.

A intolerância alimentar é muito mais frequente e pode afetar qualquer indivíduo sem história familiar, enquanto a alergia alimentar geralmente é um problema mais raro e hereditário, surgindo em vários membros da mesma família.

SUBSTITUIR O CHOCOLATE
A substituição do chocolate vai depender do ingrediente que causa a alergia. Assim, pessoas com alergia a amendoim ou castanhas, por exemplo, devem evitar os chocolates que tenham esses ingredientes em sua composição.

Para os casos de alergia ao cacau, pode-se utilizar chocolates feitos à base de alfarroba, que é um substituto natural do cacau, enquanto para os casos de alergia ao leite, deve-se utilizar chocolates feitos sem leite ou com leites vegetais, como leite de soja, de coco ou de amêndoas, por exemplo.

Fonte: www.tuasaude.com

Os principais sintomas que diferenciam a alergia alimentar da intolerância alimentar são:

Sintomas de Alergia Alimentar

  • Urticária e vermelhidão na pele Dor no estômago
  • Coceira intensa na pele
  • Dificuldade para respirar
  • Inchaço no rosto ou língua
  • Vômitos e diarreia

Sintomas de Intolerância Alimentar

  • Dor no estômago
  • Inchaço da barriga
  • Excesso de gases intestinais
  • Sensação de queimação na garganta
  • Vômitos e diarreia

Características dos sintomas
Surgem imediatamente mesmo quando ingere pouca quantidade do alimento e os testes feitos na pele são positivos Podem demorar mais de 30 minutos para aparecer, sendo mais graves quanto maior for a quantidade de alimento ingerido, e os testes de alergia feitos na pele não apresentam alteração.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!