Dicas naturais para combater a ressaca pós-carnaval

É possível recuperar corpo e alma através da fitoterapia, aromaterapia e alimentação saudável


Carnaval é época de festa e muita gente aproveita para abusar da bebida alcoólica durante os dias de folia. Por isso, sempre surge aquela preguiça ao retornar a rotina na quarta-feira de cinzas ou pior: bate a ressaca, que pode resultar em dores na cabeça, sensibilidade à luz do sol e aos sons, sonolência, tonturas, etc. Porém, segundo o naturopata e especialista em Bases de Medicina Integrativa do Hospital Albert Einstein, Daniel Alan Costa, nem tudo está perdido. O especialista elencou dicas simples para recuperar corpo e alma após os festejos.

Quando a ressaca bate e seus sintomas surgem, é sinal de que o fígado está com dificuldades para metabolizar o álcool consumido em excesso. “Nesse momento, o chá de Dente-de-leão é a melhor alternativa. Essa planta ajuda o fígado, além de ser excelente para desintoxicar o corpo”, disse. Para preparar, basta colocar 20 gramas de dente-de-leão em 1 litro de água e ferver por três minutos. Coe e consuma durante o dia.

Foto: Divulgação
Sucos e chás, além de outros alimentos naturais, são ótimos para combater a ressaca

Especificamente para a dor de cabeça, a aromaterapia pode ser uma grande aliada. “Para aliviar imediatamente de forma natural e sem mais agressão ao fígado experimente inalar, seja por meio de um rechaud no ambiente ou de um aromatizador pessoal, o óleo essencial de limão, alecrim ou hortelã. Eles tem ainda a função de revigorar, deixando-o mais disposto para encarar o dia pós bebedeira”, explicou Costa.

Além de tudo isso, claro, vale sempre apostar numa alimentação saudável e natural, para colocar o corpo em ordem. “Frutas adocicadas e grandes quantidades de água são essenciais neste momento. O corpo precisa de açúcar e a frutose é uma fonte natural de açúcar presente nas frutas, ajuda no metabolismo do álcool”, comentou o especialista. “Na forma de sucos, por conterem líquidos, irão hidratar o corpo. Laranja, melancia, melão, abacaxi e maçã, além do mel, são fantásticos”, finalizou.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!