Bactérias da pele e acne

Uma população desequilibrada de bactérias na pele pode ter um papel na acne, de acordo com um pequeno estudo. Até 85% das pessoas desenvolvem acne, uma doença dos folículos capilares na pele, mas a sua causa exata não está clara. Um tipo especifico de bactéria é a grande suspeita por ser responsável pela acne, mas esse estudo sugere que a presença ou ausência de uma cepa de bactéria particular é menos importante do que o equilíbrio geral das bactérias na pele.

Os pesquisadores disseram que entender a comunidade bacteriana da pele é importante para desenvolver tratamentos personalizados para acne. Ao invés de matar todas as bactérias, incluindo as bactérias benéficas, os tratamentos devem focar em mudar o equilíbrio em direção a uma microbiota saudável visando as bactérias prejudiciais ou enriquecendo as bactérias benéficas.

Referência:

Notícias sobre a região, Brasil e o mundo em um clique. Receba nossa newsletter