8 dicas para curtir o Carnaval com saúde

Alimentação, pele, hidratação e prevenção a doenças, veja as dicas para aproveitar o feriado da melhor maneira sem comprometer a saúde


Contagem regressiva para o Carnaval. Para aproveitar a folia até o fim – seja na praia, no clube ou no bloquinho de rua – fique atento com a alimentação, pele e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). São oito dicas simples e fácies de aderir nos quatro dias de festa.

“O abuso do álcool, falta de descanso, má alimentação e alta exposição ao sol podem trazer consequências severas à saúde como inflamação no fígado, desidratação, tonturas, vômitos, desmaios, dores de estômagos dentre outro problemas. Fazendo tudo isso você evita maiores problemas e aproveita o feriado”, alerta o Dr. Aier Adriano Costa, quem nos explica a importância de cada atitude a seguir neste feriado.

Foto: Divulgação/Docway
Dicas para curtir o Carnaval até o fim e com saúde

1. Brinque o Carnaval… e leve a camisinha!
O uso do preservativo é recomendado em todas as relações. É a forma mais eficaz de prevenção de inúmeras doenças como sífilis, herpes genital e a AIDS. Além do preservativo, mulheres devem ficar atentas ao uso da pílula do dia seguinte: o excesso de álcool combinado a grande concentração de hormônios provenientes da pílula, podem trazer sérios danos ao organismo e acabar com o feriado, alerta Dr. Costa.

2. Pule o Carnaval, não as refeições
Ficar de bobeira só curtindo uma geladinha e outros drinks pode interromper a festa antes do esperado. Alimentar-se a cada 3h ajuda a manter a energia para ir atrás do trio e ainda repõe vitaminas e sais minerais que são eliminados pelo organismo – e eliminados mais rapidamente quando há consumo de álcool. O carboidrato é uma boa opção para renovar a energia (snacks e sanduíches), além de frutas que contribuem para manter o corpo hidratado.

3. Olha olha olha água mineral!
Manter o corpo hidratado é fundamental para se manter em pé na festa. Por isso, beba muuuuuita água, vitaminas, sucos naturais e isotônicos. Além de ajudar o corpo, evita problemas como insolação, mal estar, tonturas, desmaios e até a famosa ressaca, já que o corpo perde líquidos com a ingestão de bebidas. “Uma boa opção para esses dias é a água de coco, que hidrata e ajuda a repor os sais minerais que o organismo está precisando”, recomenda Dr. Costa.

4. Use filtro solar
Sol em excesso pode causar desidratação e queimaduras. Evite ficar exposto a ele nos horários de maior incidência (entre as 10h e às 16h). Use o protetor a cada 2h e não se esqueça dos acessórios: óculos de sol, bonés, chapéus, etc.

5. Cuidado com as fantasias
Os dias são naturalmente mais quentes nesta época do ano, por isso, dê preferência a roupas leves e sapatos confortáveis, já que nessa época é comum que as pessoas passem grande parte do tempo em pé, evitando bolhas e o calor em excesso.

6. Não perca o ritmo
O consumo em excesso de bebidas energéticas está longe de ser saudável e seguro. Segundo o médico, essas bebidas apresentam um alto teor de cafeína o que pode causar insônia e atrapalhar o sono, prejudicando o descanso. “O uso de bebidas energéticas atreladas ao álcool podem causar arritmias e palpitações, por isso devem ser evitados”, explica.

7. Tá vacinado, meu rei?
Durante o carnaval é comum acontecer acidentes, como cortes com garrafas de vidro e objetos de metal, o segundo é fonte de bactérias e responsável pela transmissão do tétano. Além é claro, do grande número de pessoas nas ruas e eventos, facilitando a transmissão de doenças que podem ser evitadas se as vacinas estiverem em dia.

8. E descanse também!
A gente sabe: você quer aproveitar todos os dias, mas é importante dedicar algumas horas de sono para o corpo se recuperar da festa e manter o bom humor. Se não conseguir dormir as 8 horas seguidas (sono reparador), tente fazer pequenas pausas durante o dia, ou tire aquele cochilo após o almoço. Essas dicas podem te ajudar a aproveitar o carnaval da melhor maneira possível e sem descuidar da sua saúde e bem-estar.

Fonte: Docway

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