Comic Con Experience Brasil ocorre em São Paulo

Evento é o terceiro maior do gênero no mundo e receberá cerca de 180 mil admiradores do universo geek e pop


A Comic Con Experience ocorre no Brasil em sua terceira edição. A programação começou nesta quinta-feira (1º), no São Paulo Expo, e segue até domingo (4). Suas atrações visam cativar o público da cultura geek e pop, seguindo os moldes das Comic Cons realizadas em diversas partes do mundo, que reúnem fãs e profissionais dos quadrinhos, cinema, tevê, games, anime, RPG, ficção científica, entre outras linguagens desta vertente. Tudo isso pode ser conferido em uma área de 100 mil metros quadrados, que será ocupada por cerca de 180 mil visitantes de todo o Brasil e do exterior. Com isso, o evento firma-se como a maior comic com da América Latina, e a terceira maior do mundo, perdendo apenas para a de San Diego e Nova York, ambas nos Estados Unidos.

Foto: Gage Skidmore
Ator Vin Diesel, que participou da Comic Con San Diego, foi uma das atrações da abertura do evento

A lista de atrações é grande, a começar pela presença dos atores Renato Aragão, Vin Diesel, Nina Dobrev, Ruby Rose, Natalie Dormer, Luciano Amaral; do quadrinista do “Batman” Frank Miller e dos quadrinistas Ivan Reis, Joe Prado e Rod Reis, além do especialista em efeitos especiais da Lucasfilm David Floger, entre outros grandes nomes que passaram pelo evento ontem.

Nesta sexta-feira (2), a lista será ainda maior. A começar pela celebração dos 50 anos da série “Star Trek”, uma das mais importantes no gênero ficção científica, com a exibição do filme “For the Love of Spock”, seguida de debate com Adam Nimoy, filho do ator Leonard Nimoy, o mais famoso por interpretar o personagem Spock, e David Zappone. Com a presença de Milla Jovovich e Paul W.S. Anderson, a Sony Pictures apresentará novidades de “Resident Evil 6: O Capítulo Final”, “Spider-Man: Homecoming”, entre outros lançamentos previstos para o cinema em 2017.

Ainda nesta sexta (3), os premiados quadrinistas brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá, da obra “Dois Irmãos”, o escritor Milton Hatoum e o ator Cauã Reymong, se reúnem para falar da adaptação da publicação para outras mídias. Frank Quitely, conhecido pelas colaborações com Grant Morrison em novos “X-Men”, “We3”, “All-Star Superman”, e “Batman and Robin” comenta seu trabalho em grandes editoras de quadrinhos dos Estados Unidos. E a Comic Con ainda promove master classes de HQs (histórias em quadrinhos) com Bill Sienkiewicz, e de roteiros com Brian Azzarello (vencedor do prêmio Eisner).

Foto: Divulgação
Atriz reconhecida pela personagem Luna Lovegood da saga “Harry Potter” também está entre atrações do evento

Estrelas de Hollywood estão entre as atrações

O terceiro dia do evento, neste sábado (3), contará também com a presença de celebridades hollywoodianas, como a atriz Evanna Lynch, reconhecida como a personagem Luna Lovegood de “Harry Potter”, vem pela primeira vez ao Brasil para participar da Comic Con. Além disso, os diretores Ron Clemens e John Muskers conversam sobre a criação do novo filme de princesas da Disney, “Moana – Um Mar de Aventuras”, que deve estrear no Brasil em janeiro, mas que segue linha diferente dos clássicos. A Paris Filmes ainda anuncia novidades sobre “Power Rangers”, e o evento traz Brian Herring, o BB8 em pessoa, para discutir sobre o primeiro spin-of de Star Wars, “Rogue One”, que estreia este mês.

Revista L – BC.1
Liberal Motors – BC

Sobre quadrinhos, Frank Miller volta a debater em público sobre esta “nona arte”, ao lado dos quadrinistas Rafael Grampá e Paul Pope. E o intérprete de John Diggle em “Arrow”, “David Ramsey, discute os bastidores da série de heróis da DC Comics.

Já o encerramento, no domingo (4), contará com a participação dos atores Mark Pellegrino (“Supernatural”), Evanna Lynch (“Harry Potter) e Roos Marquand (“Walking Dead”); da autora da série “Fallen”, do Lauren Kate; dos quadrinistas Mauricio de Sousa, Alan Davis e Mark Farmes, além de debates e encontros de cosplay, séries e games. Ou seja, programação sobre cultura geek e pop não faltará na capital paulista neste fim de semana. K.P.

ACONTECE: A Comic Con Experience ocorre entre quinta (1º) e domingo (4), das 10h às 22h. Os ingressos custam entre R$ 150 e R$ 400. O São Paulo Expo fica na Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, Água Funda. Informações pelo telefone (11) 3230-0231 ou site www.ccxp.com.br.