Itu tem o primeiro museu paulista

Museu Republicano Convenção de Itu foi criado por uma lei em 1921, no antigo “Solar dos Almeida Prado”


O primeiro museu paulista foi criado pela Lei no.1.856, de 29 de dezembro de 1921, como extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, no antigo “Solar dos Almeida Prado”. Era época em que Washington Luís estava no comando do governo do Estado de São Paulo.

Trata-se do Museu de História, e Itu a cidade por local. Aliás, o nome correto é “Museu Republicano Convenção de Itu”.

Foto: Divulgação
Museu Republicano, em Itu, é o primeiro do Estado de São Paulo

No dia da sua inauguração (18 de abril) comemorava-se o cinquentenário da famosa Convenção Republicana de 1873, que foi o momento mais importante do processo de consolidação daquele movimento, durante os últimos suspiros de uma superada monarquia.

O museu exerce atividades de pesquisa, ensino e extensão, abordando prioritariamente três linhas de investigação condizentes com o patrimônio histórico e cultural que abriga: Cotidiano e Sociedade, Universo do Trabalho, História do Imaginário.

O Museu Republicano, atualmente, possui três sedes:

– o Museu de História, localizado em sobrado do século  XIX, aberto a visitação desde fevereiro de 2010;
– o Centro de Estudos, localizado em imóvel conhecido como Casa do Barão, na mesma rua em que está o Museu, e que abriga a Biblioteca, a área administrativa e a área científica e de curadoria da instituição;
– o imóvel conhecido como Casa da USP, onde foram alojadas atividades de conservação e restauração dos acervos.

Solar dos Almeida Prado

O antigo Solar dos Almeida Prado, em Itu, erguido em taipa de pilão e pau-a-pique, foi comprado pelo governo da época e, segundo o seu édito, “para guardar os objetos e documentos que se relacionem com a propaganda e com a proclamação da República”.

Liberal Motors – BC
Revista L – BC.1

Em seu acervo estão documentos e objetos que pertenceram aos chamados “Convencionais”. A biblioteca tem 4.000 livros e teses. Nos anos 20, os familiares de Prudente de Morais doaram cerca de 2.000 volumes que pertenceram ao primeiro presidente civil do Brasil.

É interessante você poder sentir o clima da República Velha diretamente da sala onde aconteceu a reunião que desencadeou todo o movimento que acabaria por modificar os destinos do nosso País.
Visite a Estância Turística de Itu. Uma boa opção a qualquer tempo.